segunda-feira, novembro 17, 2014

O desafio de ser consultor!

Por Reinaldo do Carmo de Souza ///

Eles vendem tempo, estudo e conhecimento pessoal e podem com tranqüilidade serem considerados generalistas. Isto é, entendem um pouco de todas as coisas, mas não perdem o escopo principal de seu conhecimento. Os consultores dedicam grande parte de seu tempo nas empresas analisando a saúde administrativa, política ou financeira das empresas e perspectivas de crescimento do negócio.

Muitos destes profissionais estão acostumados ao duro exercício de tentar vislumbrar o que acontecerá com a economia brasileira em longo prazo, atividade que no Brasil, nos últimos 15 anos não tem sido nem um pouco simples dada às consecutivas mudanças.

A quase totalidade dos profissionais que atuam como consultores na área de Recursos Humanos são formados por pessoas muito bem sucedidas em sua área de atuação e que passaram por grandes empresas, ocupando cargos de alta gerência ou diretoria e tem hoje uma visão global de RH.

Muitos, ainda chegaram ao topo de suas carreiras com sucesso. E, sentindo a necessidade de vencer novos desafios, saíram em busca de seus próprios negócios. Deixando de ser funcionário para se tornar empresário, para se tornarem verdadeiros “médicos” de empresas: detectando problemas e buscando soluções inovadoras, que tragam maior rentabilidade e qualidade aos produtos e serviços. Aparecem atuando em diversas áreas, como por exemplo: recrutamento e desenvolvimento, informática, gestão e planejamento estratégico, sucessão e outras.

Como está a saúde de sua empresa?

* Reinaldo do Carmo de Souza é professor da Universidade de Cuiabá – UNIC pelo Programa de Expansão Universitária – PEU.


0 comentários:

Postar um comentário