terça-feira, abril 15, 2014

Professora de Nutrição mostra a importância dos alimentos regionais



O Brasil é um país reconhecido por sua diversidade cultural, recursos naturais e também por sua diversidade de alimentos. Alguns alimentos são bem conhecidos e incorporados ao hábito alimentar da população, como a manga e a mandioca. Porém, existe uma variedade de alimentos regionais nutritivos e saborosos que deixaram de ser consumido nas últimas décadas, o que fez com que estes alimentos não sejam conhecidos e apreciados atualmente pela população.

De acordo com a professora de Nutrição da UNIC, Ana Cassia Lira de Amorim, os alimentos regionais possuem diversas vantagens, como a facilidade de acesso, baixo custo, o fato de serem ricos em vitaminas e minerais que podem contribuir para reverter quadros de deficiências nutricionais e diminuir o risco de infecções, especialmente em crianças. “Deste modo é importante que a população seja esclarecida sobre os alimentos regionais disponíveis em sua região para que a mesma possa usufruir dos benefícios proporcionados por estes alimentos”, destacou.

Ana Cassia informa que além dos benefícios nutricionais, os alimentos regionais contribuem para a valorização da cultura local, o orgulho e a autossuficiência da mesma, o que pode contribuir para o desenvolvimento da economia local e da qualidade de vida da população.
Dentre os alimentos regionais de Mato Grosso podemos citar o araticum, o baru, o catolé, o jatobá, a bocaiúva, o pequi, o assa-peixe, o caju, a manga, o tamarindo, a mangaba, o cajuzinho-do-cerrado, a cagaita, além dos peixes típicos da região.

Para finalizar Ana Cassia afirma que os alimentos regionais podem ser empregados nas mais diversas formas de receitas salgadas e doces. Vamos conhecer uma receita onde está sendo empregado um alimento regional do nosso Estado.

BOLO DE JABOTÁ COM FUBÁ DE MILHO
Ingredientes:
1 1/2 xícara (chá) de farinha de jatobá
1 1/2 xícara (chá) de fubá de milho
3 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Açúcar a gosto
3 ovos

Modo de fazer:
Bata no liquidificador o fubá de milho com o leite. Em outra vasilha, bata o açúcar, as gemas e a margarina. Junte esses ingredientes e acrescente a farinha de jatobá. Por último, adicione as claras em neve e o fermento.  Coloque em forma untada com margarina e enfarinhada. Deixe assar por 40 minutos.

Soraya Medeiros

 

0 comentários:

Postar um comentário