sexta-feira, julho 18, 2014

Pesquisa do Datafolha acende sinal de alerta no PT

O Instituto Datafolha divulgou ontem (17-07-14)  primeira pesquisa depois do início oficial da campanha eleitoral, causando surpresa no Palácio do Planalto – que esperava números mais favoráveis.

O que deixou em alerta foi com o número que indica empate técnico no segundo turno entre a presidente Dilma Rousseff e o tucano Aécio Neves, no limite da margem de erro. A pesquisa Datafolha foi divulgada na noite desta quinta-feira (17-07-14) pelo Jornal Nacional, da TV Globo, da Rede Globo.

Os aliados acreditavam que a presidente Dilma teria uma avaliação mais positiva, o que daria animo para se pensar em vitória no primeiro turno da eleição presidencial.  O trunfo seria a realização da Copa do Mundo. Mas a oscilação positiva não foi comprovada nos números.

Dilma viu ampliado seu índice de rejeição, que passou de 32% - no início de julho, para 35% nesta pesquisa. A avaliação do governo também não agradou ao Planalto: a avaliação positiva caiu de 35% para 32%; enquanto a avaliação negativa subiu de 25% para 29%.


Para a militância petista, a ordem é explorar aspectos positivos da pesquisa, principalmente nas rede sociais, onde já tem um grupo articulado para realizar esse “trabalho”, como o fato de Dilma aparecer em primeiro lugar na pesquisa, com boa folga. Mas internamente, já há o reconhecimento que haverá o segundo turno.






0 comentários:

Postar um comentário