sexta-feira, setembro 19, 2014

Ciclistas não usam buzina e capacete e avançam sinal, revela pesquisa





Uma pesquisa realizada com ciclistas de sete cidades brasileiras revela que muitos desrespeitam as regras de trânsito: não usam buzina e capacete e admitem que avançam o sinal vermelho. 

O estudo foi divulgado na última edição da revista da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) e foi feito com 1.857 pessoas.

Das pessoas ouvidas, 27% disseram que nunca usam capacete. Embora não seja item exigido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), seu uso é recomendado por questão de segurança.
Segundo a pesquisa, 21% dos ciclistas afirmaram que avançam o sinal vermelho, o que é considerado infração gravíssima e gera multa para os motoristas de veículos automotores.
O estudo revelou também que 41% dos entrevistados falaram que não têm campainha ou buzina na bicicleta, item considerado obrigatório pelo Contran.
Ainda de acordo com a pesquisa, 20% nunca usam faróis ou refletores quando circulam à noite e 10% não respeitam outras regras de trânsito, como trafegar no mesmo sentido dos outros veículos.
Reconhecendo que não cumprem o que determina a lei de trânsito, 77% dos ciclistas ouvidos acreditam que eles deveriam estar sujeitos à multa.
Fonte: Revista da Proteste

0 comentários:

Postar um comentário