sábado, setembro 13, 2014

Flauta Mágica faz turnê por três países europeus



A Orquestra e Coral do Instituto Flauta Mágica, do bairro Jardim Vitória, na periferia de Cuiabá,  está levando  música de boa qualidade em sua turnê para Alemanha, Áustria e Suíça, que começou dia 08 de setembro, em um intercâmbio musical, que recebe apoio por meio do Programa de Apoio á Cultura (PROAC 2014).

O grande sonho começou  10 anos atrás, quando o instituto realizou a sua primeira turnê internacional para França, onde participaram de um Festival de Música Orquestral e conseguiram contatos com maestros, que ajudaram na realização desta nova empreitada.

O grupo é composto por 32 crianças e jovens que se preparam à exaustão no ponto de vista técnico  para levar a boa música, com um repertório que mescla o erudito  e o popular, ao executar obras de compositores clássicos como Bach, Mozart, Schubert, Heitor Villa Lobos entre outros, e de compositores da Música Popular Brasileira (MPB), como Pixinguinha, Tom Jobim, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Edu Lobo.

Os músicos irão passar pelas cidades de Munique, Salzburg, Viena, Nuremberg e Basel. 

Instituto Flauta Mágica

Criado no ano de 1998, o Instituto Flauta Mágica, mantém no bairro Jardim Vitória, um projeto social voltado para crianças e adolescentes em situação de risco. A metodologia de ensino da música instrumental, balé e canto coral implantada é inovadora e inteiramente desenvolvida pelo Maestro Gilberto Mendes, com base na sua experiência em mais de 30 anos como educador musical.

O instituto musicalizou mais de 2 mil crianças e jovens, dentro de uma comunidade com uma população de aproximadamente 12 mil moradores. O índice resultante de 16,6% é extremamente relevante. O projeto atua em rede com os Pontos de Cultura de Mato Grosso e interage com as escolas regulares inseridas na comunidade onde atua para buscar e dar suporte ao processo de educação geral dos beneficiários. 





0 comentários:

Postar um comentário