sábado, janeiro 31, 2015

Bandeira de Mato Grosso completa 125 anos




Um dos principais símbolos oficiais de Mato Grosso está de aniversário. A bandeira mato-grossense completa, neste sábado (31-01-15), 125 anos de muita história, já que é considerada uma das mais antigas do país. A bandeira foi institucionalizada em 31 de janeiro de 1890, pelo decreto nº 02, assinado pelo general Antônio Maria Coelho 73 dias após a oficialização da bandeira do Brasil – em 19 de novembro de 1889.

A bandeira como se conhece hoje corresponde ao desenho original, apesar de uma tentativa de derrubada do símbolo que perdurou 18 anos. Conta o jornalista e escritor Pedro Rocha Jucá, em artigo publicado pela Casa Militar, que a bandeira foi abolida pela Lei nº Q 1.046, de outubro de 1929, com objetivo político de “magoar Dom Francisco de Aquino Corrêa, que governou o Estado de 1918 a 1922”. Para alegria geral da nação, ou melhor, do Estado, o símbolo foi restabelecido pela Constituição do Estado de Mato Grosso de 11 de julho de 1947 e permanece até hoje.

Inspirada na nacional, a bandeira do estado também se utiliza do azul, do verde, do amarelo e do branco. Para cada cor e forma geométrica da Bandeira de Mato Grosso há várias explicações, inclusive de cunho místico, conforme descreveu Jucá. O azul corresponde ao céu do Rio de Janeiro na noite que ocorreu a Proclamação da República, além de estar ligado à busca pela evolução espiritual, enquanto que o losango é a referência à mulher, símbolo da República. Já o branco, representa a paz e a concórdia.

No centro da bandeira, a esfera exalta a soberania nacional e, em conjunto com a cor verde caracterizaria a esperança, a juventude, além da natureza. Por fim, registrou o jornalista, está a estrela amarela, um dos mais importantes símbolos dos ideais republicanos. É a estrela Sirius, uma das mais brilhantes durante a noite e que representa Mato Grosso na bandeira do Brasil. Com a estrela-estado “a Bandeira do Estado de Mato Grosso reverenciou a filosofia positivista dominante então e ao mesmo tempo interligou a grandeza territorial mato-grossense com a imensidão do universo”.

Com Secom MT

0 comentários:

Postar um comentário