quarta-feira, maio 25, 2016

Prefeituras de Cuiabá e de Várzea Grande decretam ponto facultativo no dia 27 de maio



As prefeitas de Cuiabá e de Várzea Grande resolveram estender o feriado de corpus christi e decretaram que os servidores públicos dos dois municípios estarão curtindo quatro dias de descanso nesse feriadão.
A decisão de Cuiabá está sustentada no decreto de nº 6.014, determinando ponto facultativo para o próximo dia 27, nos órgãos da administração pública. A determinação se dá após o feriado de Corpus Christi, no dia 26 de maio.
Já em Várzea Grande o decreto assinado pela prefeita Lucimar Campos tem o  nº 34, de 17 de maio, que declara ponto facultativo para o dia 27, data que sucede o feriado nacional de Corpus Christi, comemorado na próxima quinta-feira, dia 26. Os decretos valem para os órgãos do Poder Executivo.

Eles não se aplicam aos plantões e às atividades de caráter essencial, como saúde, segurança, coleta de lixo e manutenção de distribuição de água, por exemplo.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.


0 comentários:

Postar um comentário