quarta-feira, junho 08, 2016

Consultório Itinerante beneficia comunidades rurais de Cuiabá



Um total de 219 atendimentos foram realizados na comunidade rural de Coivaras, a aproximadamente 90 quilômetros de Cuiabá. A comunidade, localizada no Distrito de Aguaçu (45 quilômetros de Cuiabá), reúne 300 famílias em três localidades, Altos do Jordão, Pico do Amor e Coivaras. Este atendimento foi realizado nesta terça-feira (07-06-16). Sendo esta a primeira ação do projeto Consultório Itinerante,  iniciativa da Secretaria de Saúde de Cuiabá, que vai levar atendimento em saúde as comunidades rurais e terapêuticas.

Apesar do frio e da cerração que tomou a região, muitos idosos e crianças, foram a Escola Municipal Rural de Educação Básica Altos da Colina. Os atendimentos tiveram inícios por volta das 08h30min.

Dois clínicos gerais, um psicólogo, um enfermeiro,  dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, e um agente comunitário, participaram da ação.

Segundo o balanço feito pela Diretoria de Atenção Básica, foram realizados 43 atendimentos clínicos,  05 atendimentos psicológicos; 10 procedimentos de enfermagem; orientação em saúde bucal e distribuição de 50 kits. Durante o dia foram ministradas ainda 04 vacinas HPV, 12 de hepatite B, 12  difteria e tétano, 09 contra Febre Amarela e realizados 43 pré-consultas  em várias especialidades.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Deisi Bocalon, explicou que o  projeto que tem por objetivo levar atenção integral à saúde da população da Zona Rural e das Comunidades Terapêuticas,  que até então estavam fora das áreas de abrangência da Estratégia Saúde da Família. “O modelo de atendimento é o dos PSF’s mas é um serviço móvel, de atendimento ambulatorial, que vai atender aquelas comunidades ainda desassistidas”, explicou Deisi Bocalon.

O projeto tem um cronograma que prevê a principio, visitas intercaladas  entre comunidades rurais e comunidades terapêuticas e um intervalo de retorno no prazo de 15 dias. “Essa é a nossa proposta inicial. Agora, depois desse primeiro atendimento na comunidade rural de Coivaras vamos avaliar e fazer os ajustes necessários para então definirmos uma serie de  questões”, salientou a diretora.

Segundo a primeira avaliação da equipe, os resultados foram bons. O projeto, devido à sua flexibilidade, tem como atender as diferentes comunidades da zona rural e ainda ser fundamental para que possam ser feito um mapeamento de todo o Cinturão Verde de Cuiabá.

A ação contou com o apoio do Lions Clube que fez um levantamento da demanda na região por consultas nas áreas de oftalmologia, urologia, cardiologia e ginecologia.

Após esse primeiro atendimento em Coivaras, o projeto  Consultório Itinerante visita uma comunidade ainda a ser definida.


0 comentários:

Postar um comentário