sexta-feira, junho 03, 2016

Saúde alerta população sobre perigos do tabagismo, com caminhada no Mãe Bonifácia




As unidades do Programa Saúde da Família (PSF) de Cuiabá realizaram no decorrer desta semana palestras e outras atividades para alertar a população contra os perigos do tabagismo. Essas atividades serviram como experimento para o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Como parte das atividades de alerta sobre o perigo do fumo, neste sábado (04-06-16) acontece a "I Caminhada Livre do Tabaco", no Parque Estadual Mãe Bonifácia.
A caminhada tem o objetivo de unificar as comemorações do Dia Mundial de Controle ao Tabagismo e do Dia Mundial do Meio Ambiente. A caminhada acontecerá a partir das 08 horas e segue até às 11 horas.
Todas as ações envolvem técnicos do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde e Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde de Cuiabá.
Como parte das atividades deste sábado, no Mãe Bonifácia, a equipe da Saúde Bucal e os alunos de Odontologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) estarão prestando orientações sobre práticas de higiene bucal e de como realizar o auto-enxame bucal.
Os profissionais de saúde também vão auferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia e direcionamento dos pacientes para as unidades de saúde que atuam com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

O tabagismo é considerado como uma pandemia silenciosa. A cada ano morrem em todo o mundo cerca de 5,4 milhões de pessoas, vítimas das doenças relacionadas ao tabaco. Se não forem tomadas medidas adequadas, próximo ao ano de 2020 o tabagismo será responsável por 10 milhões de mortes por ano, com proporção de 1 em cada 6 pessoas consumidoras de tabaco mundialmente. Desses óbitos, 7 milhões ocorrerão nos países em desenvolvimento

0 comentários:

Postar um comentário