domingo, junho 05, 2016

Teste da Mãezinha poderá ser realizado gratuitamente em MT




Projeto de lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), busca assegurar o direito a todas as gestantes realizarem o Teste da Mãezinha gratuitamente durante o pré-natal.

O Teste da Mãezinha é um exame laboratorial de sangue, que tem como objetivo detectar e prevenir as hemoglobinopatias, como a Anemia Falciforme e a Talassemia Major. 

Caso o projeto seja aprovado, as gestantes poderão realizar o exame gratuitamente para diagnóstico precoce de hemoglobinopatias nas maternidades e casas hospitalares subvencionadas pelo Estado que realizam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As gestantes nas quais a doença for detectada deverão ser encaminhadas para orientação e acompanhamento médico na rede pública de saúde.

“Essa é uma doença que pode afetar a saúde da mãe e do bebê, por isso é importante que o diagnóstico seja precoce. Em caso de resultado positivo, as gestantes devem receber acompanhamento constante”, salientou o deputado Guilherme Maluf.

Anemia Falciforme

Causada por uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue, a Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil e no mundo. Entre os principais sintomas, destacam-se dores causadas por obstruções do fluxo sanguíneo, anemia crônica, cansaço, risco maior de infecções e icterícia (amarelão).

Talassemia Major

A Talassemia Major é um tipo de anemia hereditária, causada por um gen que resulta na diminuição da produção de hemoglobinas. Caso a doença seja diagnosticada no princípio e o tratamento seja iniciado nos primeiros anos de vida e mantido corretamente, torna-se possível minimizar os sintomas e a criança acometida da Talassemia Major pode ter um desenvolvimento normal, com excelente qualidade de vida.

0 comentários:

Postar um comentário