segunda-feira, agosto 15, 2016

5ª Edição da ‘Semana pela Paz em Casa’ teve início nesta segunda-feira



As atividades foram abertas às 08h desta segunda-feira (15-08-16) no Hotel Fazenda Mato Grosso. Esta edição da Campanha ‘Semana pela Paz em Casa’ tem o tema de ‘Cabeça de Mulher’.

A Semana pela Paz em Casa é uma realização do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a parceria de diversas entidades reunidas para o combate e prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher.

A mobilização será deflagrada simultaneamente pelos Tribunais de Justiça de todo o Brasil com a realização de palestras e debates dirigidos por especialistas do Poder Judiciário, ligados ao tema.   

Após a abertura, a juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 10ª Vara Criminal e 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, deu início aos trabalhos com a palestra “Cabeça de Mulher e a Humanização da Prática Policial”. O tema busca a compreensão dos medos e fragilidades que atormentam a cabeça de mulheres vítimas da violência, e a humanização do atendimento policial às vítimas. A palestra terá como público alvo cerca de 740 policiais militares, magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, acadêmicos, entre outros.   

Ana Cristina Silva Mendes salienta que Mato Grosso é considerado o estado com a melhor aplicabilidade da Lei Maria da Penha em todo o Brasil, inclusive com a aprovação da própria Maria da Penha Maia Fernandes, vítima da violência doméstica que deu nome à lei.

Entre outras ações, a ‘Semana pela Paz em Casa’ realizará no dia 17, quarta-feira, a Roda de Conversa ‘Cabeça de Mulher’, das 14h às 18h, no auditório Clóves Vettorato, Palácio Paiaguás.

No dia 18, quinta-feira, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso serão assinados os termos de cooperação técnica para encaminhamento de vítimas de violência doméstica para programas sociais, e para a implantação do trabalho da rede de atendimento nas comarcas de Mato Grosso.

No dia 19, sexta-feira, no auditório do Fórum de Cuiabá, a partir das 13h30, será realizado o Seminário Acadêmico ‘O Ciclo da Violência – Cabeça de Mulher’ com a juíza Ana Cristina Silva Mendes.


No sábado, 20, das 8h às 12h, na sede da Associação Dom Bosco, bairro Pedra 90, a Ação Social ‘Justiça pela Paz em Casa’ marcará o encerramento da ‘V Semana pela Paz em Casa’. Na oportunidade diversos parceiros estarão reunidos para prestar esclarecimentos e orientações às mulheres, além da abordagem de temas para a conscientização da comunidade.   

0 comentários:

Postar um comentário