quinta-feira, agosto 25, 2016

Agem começa a apresentar plano de desenvolvimento do Vale do Rio Cuiabá


A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Agem/VRC), deu inicio ontem (quarta-feira 24-08-16) a uma série de reuniões com os Poderes e sociedade civil organizada nas cidades que compreendem a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. O objetivo é apresentar à população a equipe que fará o estudo para o plano de desenvolvimento que envolve as cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Acorizal e Várzea Grande.
O primeiro encontro aconteceu ontem no período da manhã, em Acorizal, na Associação de Idosos do município. No período da tarde foi a vez de Chapada dos Guimarães receber a reunião que aconteceu na Câmara Municipal, no centro da cidade.
Conforme a diretora de Planejamento Metropolitano da Agem, Jandira Maria Pedrollo, esta primeira etapa da elaboração do plano de desenvolvimento servirá para que a sociedade e os poderes e órgãos constitucionais conheçam o que está sendo proposto e colaborem na elaboração do plano integrado comum.
A diretora destaca que o plano será desenvolvido em três eixos: desenvolvimento econômico e social; políticas setoriais (habitação, saúde, segurança, educação, lazer, turismo e esporte) e um último eixo planejamento de uso e ocupação de solo (acessibilidade e mobilidade urbana, preservação e conservação do meio ambiente e resíduos sólidos).
O plano é elaborado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Durante os próximos meses os técnicos estarão em campo nas cidades, coletando informações para o estudo. No mês de dezembro deste ano serão feitas audiências públicas para debater com a população.
A presidente da Agem, Tânia Matos, ressalta que este é o momento de construção da identidade da Região Metropolitana. “Apesar de ter nove anos de criação da agência, ainda nada foi feito. Então, costumamos falar que o nosso plano diretor é a nossa bíblia metropolitana. Ali que estarão definidos os planejamentos seguindo as funções públicas de interesse comum”, comentou.
Tânia lembra que a partir da elaboração do plano é que serão desenvolvidas as políticas públicas da região, por isso a grande importância da participação popular.
Encontros
Depois de Acorizal e Chapada dos Guimarães, na quinta-feira (25-08-16), a Agem fará reunião em Nossa Senhora do Livramento, às 09h, na Secretaria Municipal de Assistência Social (nos fundos da igreja Matriz). No período da tarde será a vez de Santo Antônio de Leverger, a reunião começa às 14h, na Câmara Municipal.

Na sexta-feira (26-08-16), os encontros acontecem em Cuiabá e Várzea Grande. Às 09h o encontro acontece na Prefeitura Municipal de Cuiabá. Já no período vespertino será a vez de Várzea Grande, o encontro será na Secretaria Municipal de Assistência Social (Avenida Castelo Branco 2.500).
Thiago Andrade Gcom-MT

0 comentários:

Postar um comentário