quinta-feira, setembro 08, 2016

Veja os destaques de jornais de circulação naional desta quinta-feira - 08 de setembro


O Globo
Paralimpíada emociona Maracanã
Depois do tom histórico da festa da Olimpíada, a emocionante abertura da Paralimpíada se concentrou nos desafios daqueles que enfrentam necessidades especiais. Um Maracanã lotado se encantou com a americana Amy Purdy, que bailou sobre duas próteses com um robô industrial. A festa, que começou com um salto em cadeira de rodas, teve quebra-cabeça virando coração e muitos outros pontos altos, como a chegada da bandeira, levada por pais unidos aos filhos deficientes com botas adaptadas, e a passagem da chama entre as ex-corredoras Márcia Malsar, que caiu no piso molhado pela chuva, e Ádria Santos. No fim, o nadador Clodoaldo Silva acendeu a pira paralímpica.

Temer é vaiado no estádio e em Brasília
O presidente Michel Temer enfrentou vaias na festa no Maracanã. Mais cedo, na primeira aparição pública no país após o impeachment, e sem a faixa presidencial, ele foi vaiado e aplaudido no desfile de 7 de Setembro. Houve protestos contra Temer em 25 estados.
 www.siqueiranews.com

Folha de São Paulo
Estudantes do ensino médio têm a pior nota de matemática
O nível de aprendizado dos brasileiros no ensino médio piorou em matemática e chegou no ano passado ao pior resultado desde 2005, início da série histórica do Saeb (Sistema de Avaliação da EducaçãoBásica), informa Paulo Saldaña. A nota de português subiu, mas ficou abaixo do nível registrado em 2011. Por outro lado, o desempenho subiu nessas duas disciplinas nos dois ciclos do ensino fundamental.  As notas na prova, junto com indicadores de reprovação e evasão, compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O índice é calculado a cada dois anos, com as médias do Brasil, Estados, municípios e por escola. Os dados mais recentes se referem à avaliação realizada em 2015.  De acordo com a escala de proficiência do Saeb, os resultados de matemática indicam que os estudantes não seriam capazes, por exemplo, de fazer cálculos simples de probabilidade. Em português, os alunos não conseguiram identificar informação implícita em textos mais complexos, como poemas modernistas. O Ministério da Educação não quis comentar os resultados do Saeb.

Aliados debandam, e Cunha deve ter o mandato cassado
Grupos do chamado "centrão" decidiram não participar da tentativa de salvar Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o que reforça a tendência de que ele tenha o mandato cassado na votação prevista para segunda (12) na Câmara. O ex-presidente da Casa é alvo de processo de cassação desde novembro. O peemedebista é acusado de mentir sobre possuir contas na Suíça. Ele nega.
  www.siqueiranews.com

O Estado de São Paulo
Janot envia ao STF parecer pró-aborto em caso de zika
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à possibilidade de aborto em casos de grávidas contaminadas pelo vírus da zika. O relatório passa a integrar o processo que pede a concessão desse direito a mulheres infectadas pela doença. A posição da Procuradoria-Geral da República diverge da defendida pela Advocacia-Geral da União.  Para a AGU, o aborto nesses casos “seria frontalmente violador ao direito à vida”, considerando que os danos e limitações causados pela zika não tornam a sobrevivência inviável. Atualmente, por lei, a interrupção da gravidez é permitida só quando há risco para gestante, estupro e situação comprovada de anencefalia. Algumas entidades civis e a Igreja adotaram imediatamente posição contrária ao parecer do procurador. Ainda não há data para que o Supremo julgue a questão.

Rodrigo Maia diz que é ‘inócuo’ mandar reforma agora à Câmara
O presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) considera “inócua” a decisão do governo Michel Temer de mandar ao Legislativo a proposta de reforma da Previdência antes da eleição municipal. A medida, anunciada ontem pelo ministro Geddel Vieira Lima, desagrada à base governista, que teme prejuízo eleitoral na disputa pelas prefeituras em outubro.
 www.siqueiranews.com

Correio Braziliense
Polícia usa gás de pimenta para dispersar manifestantes que começaram briga
A passeata do Grito dos Excluídos chegou ao Congresso Nacional por volta do meio dia. Houve pelo menos dois princípios de confusão. Em frente ao Itamarati, um grupo de cerca de 10 pessoas com camisetas “Deus, Pátria, Família e Intervenção Militar” revidaram aos gritos de Fora Temer defendendo a volta dos militares “para tirar toda a corja do Congresso Nacional”. Houve bate-boca e troca de tapas. A Polícia Militar interveio. As provocações continuaram. Enquanto um repórter do UOL entrevistava um integrante do grupo que defende a volta dos militares, um homem jogou uma garrafa em direção ao profissional de imprensa. Quando o cinegrafista foi filmar o agressor, também foi agredido. Enquanto isso, outro homem “deu uma voadora” no repórter. Um dos envolvidos na confusão é, supostamente, menor de idade.
 www.siqueiranews.com

O Dia
Inclusão e vaias a Temer marcam cerimônia de abertura da Paralimpíada
Com mensagens de inclusão e demonstrações de superação dos limites do corpo humano, a cerimônia de abertura da Paralimpíada do Rio-2016, realizada em um estádio do Maracanã cheio, foi mais simples do que as festas que iniciaram e encerraram a Olimpíada, no mês passado, mas rica em entusiasmo e em momentos tocantes. Ao declarar abertos os Jogos Paralímpicos, o presidente Michel Temer (PMDB) foi bastante vaiado. Pouco antes do início da festa, parte do público já havia gritado "Fora Temer". Nenhum chefe de Estado estrangeiro compareceu no Maracanã.
  www.siqueiranews.com

Diário Catarinense
Abraço simbólico comemora implantação do Centro de Referência e Acolhimento de Imigrantes em Florianópolis
A rodoviária Rita Maria em Florianópolis, local de chegadas, partidas, encontros, reencontros e despedidas, recebeu um abraço multicultural nesta quarta-feira. De mãos dadas, senegaleses, haitianos, brasileiros, guineenses e pessoas de outras nacionalidades abraçaram o local, que em breve será sede do Centro de Referência e Acolhimento de Imigrantes e Refugiados de Santa Catarina (Crai). Nesta quinta-feira, a Pastoral do Migrante assina o contrato com o Governo do Estado para implantar o Crai. Ela foi selecionada através de licitação. O prazo estimado para a implantação do Centro em salas do terminal é de 24 meses. 

0 comentários:

Postar um comentário