sábado, janeiro 28, 2017

Veja dez maneiras de economizar combustível em seu dia-a-dia



Com o litro da gasolina custando, em alguns lugares, quase R$ 4 (e o litro do etanol quase R$ 3) economizar combustível é a palavra de ordem para qualquer consumidor que tenha dó da sua carteira. O fato é que mudança de postura na direção pode gerar uma economia de combustível de até 30%.

Alguns mitos e verdades sobre o consumo de combustível. Segundo Sandro Soares, da engenharia de produto da Fiat, dirigir com janelas abertas aumenta sim o consumo de combustível. Assim como rodar com a pressão do pneu baixo ou esticar as marchas. Por outro lado, é falsa a máxima de que carros com transmissão automática consomem mais combustível ou de que não compensa desligar o motor durante um congestionamento.

De acordo com Sandro Soares, apenas 25% da energia produzida por um motor é gasto para mover um veículo. O restante se perde por diversas partes do carro. Somente o escapamento consome outros 25% da energia. Cerca de 20% são gastos com o arrefecimento do motor. Ou seja, manter o motor em ordem e o escapamento funcionando adequadamente são fundamentais para que o consumo de combustível não aumente.


Confira dez dicas que ajudarão você a economizar combustível: 


Solimar Siqueira com Direção Sustentável

0 comentários:

Postar um comentário