sexta-feira, março 10, 2017

Câncer comum em MT pode ser prevenido com mudança de hábitos




Quinto tipo de tumor maligno mais comum em Mato Grosso, o câncer colorretal teve cerca de 330 novos diagnósticos no estado em 2016, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). 

Se diagnosticado precocemente, esse tipo de neoplasia tem chances de cura de até 90%, e a prevenção pode ser feita com mudanças de hábitos no dia a dia.

Médico coloproctologista Dr. Mardem Machado de Souza, explica que é possível prevenir o aparecimento desse tipo de câncer com mudanças de hábitos. "Uma alimentação saudável, rica em fibras e com pouca gordura, aliada à prática de atividade física, não fumar e beber em excesso são atitudes que ajudam na prevenção".

Em aproximadamente 85% dos casos de câncer colorretal não há causas genéticas, por isso é importante que a partir dos 50 anos seja feito periodicamente a colonoscopia, o exame que permite a visualização do intestino grosso e possíveis alterações e tumores. Nos casos em que há histórico desse tumor na família, esse exame deve ser feito a partir dos 40 anos.

"E em qualquer idade, quando a pessoa notar alterações no hábito intestinal e sangue nas fezes deve procurar um médico para fazer uma avaliação", enfatiza o coloproctologista.


Click aqui para ler  notícias da primeira página

0 comentários:

Postar um comentário