quinta-feira, março 30, 2017

Inventor do marcapasso cerebral e especialista em Neuralgia do Trigemio participam de evento na Capital



Cuiabá irá receber, nesta sexta-feira (31-03-17), dois brasileiros que fazem parte de um seleto grupo de excelência da medicina global: os neurocientistas Antonio Afonso Ferreira de Salles e Alessandra Gorgulho, ambos professores da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA). Com técnicas reverenciadas e adotadas por diversos países, os profissionais participam do “1º Simpósio de Radiocirurgia Estereotáxica de Mato Grosso”, que acontece no Hotel Gran Odara.

Se na década de 1960 o grande desafio da medicina era o coração, hoje a aventura é desvendar o cérebro. Inventor do marcapasso cerebral que revolucionou o tratamento da obesidade e do mal de Alzheimer, o doutor paranaense Salles já tratou cirurgicamente mais de 1.000 pacientes com doenças funcionais do cérebro e mais de 8.000 pacientes com tumores cerebrais ou da coluna. Isto, ao utilizar as mais avançadas técnicas de cirurgia, radioterapia e imagem durante seus 30 anos de neurocirurgia acadêmica.

Salles é chefe da seção de Cirurgia Estereotáxica e co-diretor do programa de Radiocirurgia Estereotáxica na UCLA School of Medicine; co-diretor do Programa de Cirurgia de Epilepsia no West Los Angeles Veterano Hospital Administration; chefe adjunto de Neurocirurgia para o West Los Angeles Veterans Administration Medical Center no Wadsworth; membro do Grupo de Tratamento da Dor da UCLA School of Medicine; e professor nos Departamentos de Neurocirurgia e Radiation Oncology na UCLA School of Medicine desde 1990.

Enquanto que, com especialização em dor crônica e desordens do movimento, Alessandra Gorgulho já participou de mais de 250 implantes de eletrodos profundos para tratamento de doença de Parkinson, tremor, distorina e distúrbios do comportamento. Gorgulho é instrutora em Neurocirurgia na University of California, professora assistente adjunta na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) e chefe clínica e científica no HCor Neurociência.

Especialista em todas as técnicas existentes para o tratamento de Neuralgia do Trigemio, a neurocientista é reconhecida mundialmente por seu trabalho na área – em que utiliza seu conhecimento do sistema trigeminal para suas pesquisas de base, incluindo implante de marcapasso cerebral para tratamento da obesidade mórbida e depressão tendo como base a Neuromodulação.


O “1º Simpósio de Radiocirurgia Estereotáxica de Mato Grosso” é promovido pelo Santa Rosa Onco, do Grupo Santa Rosa, em parceria com a Sociedade de Neurocirurgia de Mato Grosso, e irá reunir especialistas no assunto e convidados especiais para abordar os novos rumos e avanços na área – propiciando um intercâmbio de conhecimento entre os profissionais. 

0 comentários:

Postar um comentário