segunda-feira, abril 03, 2017

Audiência Publica debate tema da campanha da fraternidade na AL



Será realizada na tarde desta segunda-feira (03-04-17), na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, audiência publica com o tema da Campanha da Fraternidade 2017 - “Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida”.

Este é  um chamamento tanto para católicos quanto não católicos para a situação do meio ambiente em nosso país, em nosso Estado e nossas cidades. Vale lembrar que Cuiabá, em breve, estará comemorando 300 anos e ainda não conta  com uma adequada rede de coleta e tratamento de esgotos. Em decorrência o Rio Cuiabá recebe milhões de metros cúbicos de esgoto sem tratamento e está se transformando no maior esgoto a céu aberto da Região Centro Oeste.

O Estado de Mato Grosso possui em seu território parte de três biomas que  tem sido objeto de uma destruição e degradação acelerada, graças  ao modelo atual da expansão das fronteiras agrícolas, mineração clandestina, desmatamento, uso abusivo de agrotóxicos, contaminação dos cursos d’água, que estão transformando nossos rios e córregos, principalmente o Rio Cuiabá e seus afluentes, em verdadeiros esgotos a céu aberto. Esses  Três biomas são a Amazônia,  o Cerrado e o Pantanal, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO/ONU.

Os organizadores dizem que é importante que a população e as autoridades federais, estaduais e municipais tomem consciência desses crimes ambientais e definam políticas públicas, inclusive políticas de saneamento básico e de controle do uso do solo e das águas, antes que esses biomas, principalmente o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia, sejam destruídos de forma irreparável, afetando negativamente a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região.

Solimar Siqueira


0 comentários:

Postar um comentário