sábado, abril 29, 2017

Eleitores faltosos em três eleições têm até o dia 2 de maio para regularizar situação


Os eleitores que não votaram nas últimas três eleições e nem justificaram a ausência têm até o dia 2 de maio para procurar a Justiça Eleitoral e regularizar a situação, sob pena de ter o título cancelado. É bom atentar que cada turno sem votar corresponde a uma eleição – dois turnos duas eleições.

Nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop o atendimento é realizado por meio de agendamento e nas demais cidades é por ordem de chegada. Em Mato Grosso, 55.829 eleitores não votaram nas três últimas eleições.

O agendamento pode ser feito no Portal da Justiça Eleitoral na internet (http://www.tre-mt.jus.br/eleitor/biometria) ou pelo telefone 0800-647-8191. O atendimento é de segunda a sexta-feira. Não há expediente nos finais de semana e nos feriados.

O eleitor pode consultar pela Internet, no site www.tre-mt.jus.br se consta em seu cadastro a ausência às urnas nos últimos três pleitos. No site o interessado deverá clicar na aba "eleitor" e após "situação eleitoral" e informar o nome completo e a data de nascimento ou o número do título eleitoral. O sistema emitirá a seguinte informação: "situação regular" ou "inscrição sujeita a cancelamento por ausência às últimas eleições. Compareça ao cartório eleitoral mais próximo para regularização".

Para regularização o eleitor deverá apresentar documento com foto que comprove sua identidade, e se possuir, título eleitoral, comprovantes de votação e de justificativa.

O eleitor que não regularizar até o dia 2 de maio terá o título cancelado e, desta forma, ficará impedido de exercer diversos direitos, entre eles: votar, obter passaporte, tomar posse em cargo público, fazer ou renovar matrícula em instituições de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Em Cuiabá, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, na Casa da Democracia, anexo ao prédio do TRE (avenida Rubens de Mendonça – CPA), das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço.


No município de Várzea Grande, o atendimento acontece na Central situada na Avenida Couto Magalhães, 744, Centro. O espaço, pertencente às 20ª e 58ª zonas eleitorais, fica aberto ao público das 7h40 às 18h, sem intervalo para o almoço. Também é possível buscar a regularização na Central da 49ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, situada na avenida Gonçalo Botelho de Campos, 2.367, bairro Cristo Rei, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.


Click aqui para ler  notícias da primeira página

0 comentários:

Postar um comentário