quarta-feira, abril 12, 2017

Incentivo a piscicultura deverá fomentar Agricultura Familiar em Livramento



Nos próximos dias Nossa Senhora do Livramento (32 km de Cuiabá) deverá ser contemplada com recursos na ordem de R$ 120 mil de emenda do deputado Eduardo Botelho (PSB) destinados ao fomento da agricultura familiar do município. O montante será aplicado na construção de 20 tanques para criação de peixes nas comunidades rurais de Mata Cavalo de Cima, Pedra Branca, Ninho das Águias, Lavandeira, Águassu, Mata Cavalo de Baixo, Ribeirão da Mutuca, Capim Verde, Ponte de Estiva, Rio dos Peixes e Faval.

A boa nova foi dada pelo secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes em reunião com os vereadores livramentenses: Airton Conceição de Arruda (PSB) e Manoel Gonçalo de Campos “prof. Manoelzinho” (PSDB). Durante o encontro, outros R$ 30 mil também foram propostos ao secretário para incentivo às feiras da agricultura familiar que deverão voltar a acontecer na sede municipal.

Para o prefeito Silmar de Souza (PSDB), o secretário Suelme se posiciona de maneira positiva e em hora oportuna. “Contamos com essa emenda que irá favorecer em muito os 63% dos nossos munícipes que moram na zona rural. Com certeza ela virá na hora certa”, destaca o prefeito.

Com a promessa da breve liberação da emenda, o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Sivori D’Abadia Alves e o vice-prefeito do município, Joemi Almeida (PSDB) se reuniram nesta quarta-feira (12-04-17), com técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – EMPAER/Livramento. Eles detalharam sobre as orientações a serem repassadas as dezenas de pequenos produtores rurais livramentenses, de como produzir na forma correta e lucrativa os pescados de cativeiros.

No encontro com Suelme Fernandes, também foram debatidos outros programas voltados ao homem do campo, como por exemplo: ativação da plantação de banana e resgate do município como grande produtor no Estado. Para isso, o secretário ressaltou a introdução de novas técnicas e variedades da cultura.

O secretário também enfatizou sobre o “Programa Balde Cheio” com parceria do Sebrae, para cultivo de novas variedade de forrageiras para aumentar a produção de leite na região.


Ao finalizar, foi atribuído na reunião, a retomada das feiras de produtos hortifrutigranjeiros e artesanais na sede do município, e que já deverá acontecer a partir do mês de maio, por intermédio da secretaria de Cultura de Livramento em parceria com o Sebrae/MT.

Elizeu Silva
Ascom

0 comentários:

Postar um comentário