domingo, abril 09, 2017

OAB-MT adere à campanha “Abril Verde”



Durante a audiência pública sobre a Reforma Trabalhista, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), a entidade marcou sua adesão à campanha “Abril Verde”. Iniciado em 2014, o movimento é dedicado à prevenção das doenças decorrentes do trabalho e redução dos acidentes de trabalho.

Abril foi o mês escolhido para a mobilização porque além de se comemorar, neste 07 de abril, o Dia Mundial da Saúde, o dia 28 é considerado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

A estimativa, conforme os dados da Previdência Social, é de é de mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano no país. Somente em 2014 foram registrados 2783 casos fatais e 251,5 mil trabalhadores tiveram que se afastar das atividades por período superior a 15 dias. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho.

“Queremos, justamente, alertar para esse número volumoso de acidentes de trabalho, para a necessidade de prevenção, de proteção individual e coletiva, de eliminar ou diminuir as jornadas excessivas que temos”, explicou o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso, Marcel Bianchini Trentin.

Temas polêmicos e debatidos recentemente, como a terceirização – aprovada de forma irrestrita pela Câmara dos Deputados no fim do mês passado -, também deve ser alvo de reflexão neste “Abril Verde”.

0 comentários:

Postar um comentário