quinta-feira, abril 06, 2017

Veja os dez Parques Nacionais mais visitados do Brasil; entre eles o de Chapada.



Muitos turistas, ao viajarem, optam por conhecer os parques espalhados por todo o país. De acordo com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os 10 parques mais visitados reuniram mais de 3,9 milhões de pessoas. Veja quais são, onde estão localizados e quanto custam os parques mais visitados. Você conhece algum deles?

1 - Parque Nacional da Tijuca/RJ


Visitação: 2.059.315 pessoas (52% das visitas totais)

O Parque Nacional da Tijuca é um dos pontos mais famosos do Brasil. Tem como um dos seus maiores símbolos, o belíssimos Corcovado. Perfeito para quem gosta de caminhar por trilhas e desfrutar de lindas paisagens, ele está localizado na cidade do Rio de Janeiro. Lugares como o Pico da Tijuca estão dentre os mais visitados. Para receber ainda mais turistas, é necessário investir em infraestrutura, por isso, o local deve receber investimento de R$ 51 milhões que serão usados para melhoria e revitalização. É necessário pagar uma taxa para entrar nesse parque. 

2 - Parque Nacional do Iguaçu / PR


Visitação:1.073.458 pessoas (27% das visitas totais)

As cataratas são consideradas Patrimônio Natural da Humanidade e receberam também o título de uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, no concurso feito pela fundação suíça New Seven Wonders. Formadas há aproximadamente 150 milhões de anos, estão localizadas na cidade de Foz do Iguaçu, interior do estado do Paraná. Como está bem na divisa com a Argentina, o parque se divide entre os dois países. São 185 mil hectares do lado brasileiro e 67 mil hectares do lado argentino. Ao todo, são 275 quedas isoladas, além de várias espécies de plantas e animais que existem por lá. 

3 - Parque Nacional de Brasília / DF


Visitação: 220.538 pessoas (5% das visitas totais)
Esse parque recebe muitas pessoas que residem no Distrito Federal. Ele foi criado para proteger os rios e manter a vegetação preservada. O visitante pode aproveitar as piscinas naturais, realizar caminhadas nas duas trilhas fáceis, a da Capivara, que é curta e dura apenas 20 minutos e a do Cristal Água, que demora cerca de 1 hora para ser percorrida.  
4 - Parque Nacional de São Joaquim / SC

Visitação: 125.384 pessoas (3% das visitas totais)

Localizado perto da cidade de São Joaquim, no estado de Santa Catarina, tem como principais portas de acesso as cidades de Urubici e Bom Jardim da Serra. Criado em 1961 tem como principal objetivo a proteção ambiental, tem a Pedra Furada e o Morro da Igreja dentre os pontos mais famosos do parque. Outra oportunidade interessante é que em algumas épocas do ano, é ver neve por lá. Um ótimo lugar para passear, aproveitar as belas paisagens e conhecer as suas formações geológicas que contam com rochas vulcânicas. Embora não haja cobrança de ingresso no principal atrativo do Parque, o Morro da Igreja, de onde se avista a Pedra Furada, é necessário providenciar um autorização na Av. Felicíssimo R. Sobrinho, 1542 - Urubici - SC.

5 - Parque Nacional da Serra dos Órgãos / RJ
Visitação: 97.576 pessoas (2,4% das visitas totais)

Um dos lugares preferidos dos amantes de esportes de montanha como rapel, escalada e trekking. São 130 km de trilhas com os mais diferentes níveis de dificuldade. Um dos caminhos mais realizado e famoso é a Travessia Petrópolis-Teresópolis, que tem 30 km de subidas e descidas. Há também a Agulha do Diabo e o Dedo de Deus, que é o marco inicial do esporte no país. Além disso, o visitante pode avistar as mais de 2.800 espécies de plantas ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis. 

6 - Parque Nacional de Itatiaia / RJ
Visitação: 91.438 pessoas (2,3% das visitas totais)
É uma belo parque com diversos atrativos naturais como as oito cachoeiras e as quinze trilhas. Localizado na Serra da Mantiqueira, passa pelos municípios de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro, e por Bocaina de Minas e Itamonte, no estado de Minas Gerais. A trilha para o Pico das Agulhas Negras, que dura 3 horas de caminhada, está entre os passeios mais famosos do local, pois é o quinto ponto mais alto do Brasil. Um dos pontos imperdíveis do parque é a bela cachoeira Véu da Noiva.
7 - Parque Nacional de Ubajara / CE
Visitação: 87.593 pessoas (2,2% das visitas totais)

O local mais famoso dentro do parque é a Gruta de Ubajara. Para chegar até esse local é necessário caminhar por uma trilha bastante íngreme de 7 km ou ir de teleférico. Ao chegar o visitante poderá se banhar nas águas das cachoeiras, sendo como a do Cafundó e a do Rio das Minas. A entrada é franca. 

8 - Parque Nacional de Chapada dos Guimarães / MT
Visitação: 77.122 pessoas (1,9% das visitas totais)

A diversidade de relevo garante não apenas a beleza do parque, como a diversão que ele proporciona. Quem passa por lá, não pode deixar de conhecer o Mirante do Véu de Noiva e o Circuito das Cachoeiras. São seis cachoeiras lindas para tomar banho. Há também a Casa de Pedra que é uma gruta arenítica esculpida pelo rio Independência. 

9 - Parque Nacional de Aparados da Serra / RS e SC
Visitação: 53.882 pessoas (1,3% das visitas totais)

O parque possui paredões verticais de até 700 m de altura que parecem ter sido "aparados" por uma faca. Conta ainda com cânions que são os principais atrativos da região. Ao passar por lá, o visitante poderá caminhar pelas trilhas do Vértice, do Cotovelo e a do Rio do Boi. A variedade de espécies de plantas e de animais é um dos pontos fortes do local. 

10 - Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha / PE

Visitação: 42.199 pessoas (1% das visitas totais)
Esse parque foi tombado pela UNESCO em 2011 como Patrimônio Mundial da Humanidade. São diversas praias com águas verde-esmeralda, além de piscinas naturais e muitas trilhas ecológicas para o visitante aproveitar. Quem passa por lá não pode deixar de mergulhar e nadar com os golfinhos. 

 

0 comentários:

Postar um comentário