sexta-feira, maio 26, 2017

Entidades debatem odontologia para pacientes especiais e lançam troféu Prêmio Ricardo Iglesias


A Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais (AIOPE), a Associação Mato-grossense de Odontologia para Pacientes Especiais (AMOPE) e o Instituto Iglesias realizam nesta sexta-feira (26-05-17), palestra sobre “Imersão em Odontologia para Pacientes Especiais” e solenidade de apresentação do Troféu Prêmio Ricardo Iglesias.

A programação começa a partir das 14h, com credenciamento. Às 14h30 será realizada uma palestra interativa “Imersão em Odontologia para Pacientes Especiais”, com a professora Doutora, Viviane Pereira, e o professor Doutor Roberto Elias, os dois do Rio de Janeiro (RJ). A coordenação da mesa ficará a cargo da professora Doutora, Diurianne Caroline Campos França.

A palestra será realizada em dois tempos – das 14h às 16h, com intervalo para coffee brake e apresentação dos alunos da APAE Cuiabá, retornando às 17h, com enceramento previsto para as 18h30, também no auditório do CRO-MT.

Em seguida, às 19h30, será lançado o Troféu Prêmio Ricardo Iglesias. O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), fica na Rua 5 quadra 12, lote 7, setor A, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Prêmio – O Prêmio Ricardo Iglesias foi instituído em outubro de 2016 em reunião ordinária da AIOPE, Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais na cidade de Mendoza – Argentina.

Ricardo Iglesias nasceu em 20 de maio de 1962, em Cuiabá, filho de Domingos Iglesias Valério e Norma Ruth Boehler Iglesias. Com o seu nascimento e o diagnóstico de Síndrome de Down, os pais decidiram fundar e implantar a APAE de Cuiabá – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Os pais de Ricardo também foram os responsáveis por implantar o Movimento Fé e Luz - Catequese Diferencial em Cuiabá (Movimentos de Evangelização Católica para Deficientes Mentais). Além de incentivarem estudos e pesquisas na área de educação especial em Mato Grosso, implantando assim a inclusão de alunos especiais em escolas públicas do Estado, onde, em uma delas, ele foi alfabetizado.


Domingos Iglesias e Norma Ruth também incentivaram os movimentos de Defesa dos Direitos dos Portadores de Deficiências em Mato Grosso e no Brasil no processo de garantia dos Direitos na Constituição da República Federativa do Brasil, na Constituição de Mato Grosso e na Lei Orgânica do Município de Cuiabá e Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto da Pessoa Deficiente e também da implantação do CAOPE – Centro de Assistência Odontológica, em Cuiabá. 

0 comentários:

Postar um comentário