quinta-feira, maio 25, 2017

Estado prorroga vacinação contra gripe até dia 9 de junho


O governo do Estado de Mato Grosso prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) para até o dia 9 de junho. A decisão foi anunciada pela coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde. A campanha estava prevista para terminar nesta sexta-feira, dia 26 de maio.
De acordo com Flávia Guimarães, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, os municípios estão sendo comunicados sobre a prorrogação da campanha. Ela esclarece que essa medida se deve ao fato de Mato Grosso ainda não ter atingido a meta nacional de vacinação dos grupos considerados suscetíveis de serem afetados pela gripe: idosos, indígenas, professores, servidores da área da saúde em geral, puérperas, gestantes e crianças com seis meses até os cinco anos de idade.
Em Mato Grosso o percentual total de vacinados até o dia 24 de maio (dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI. DATASUS. GOV. BR) é de 54,10% (doses aplicadas), o que representa um total de 367.051 pessoas vacinadas do universo de 678.429 pessoas que devem tomar a vacina contra a gripe.
Em relação ao desempenho dos municípios, cuja vacinação é de responsabilidade das unidades municipais de saúde, aparecem com menor cobertura os municípios de Nova Guarita com 0,00%; Nova Nazaré com 9% de cobertura vacinal e Santa Terezinha com 13%.
Entre os municípios com maior cobertura estão: Planalto da Serra com 102,85% de doses aplicadas; Rondonópolis com 64,53%, Várzea Grande com 60,43% e Cuiabá com 49,92%.
A coordenação de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Estado de Saúde informa que todas as doses de vacina já foram distribuídas aos municípios e reforça a necessidade de cumprir a meta nacional em razão da preocupação em prevenir doenças causadas pelo vírus influenza e até mortes causadas por esses vírus.

No Estado a SES/MT vem registrando queda no índice de óbitos causados pela gripe, sendo necessário manter a vigilância para que esse índice diminua ainda mais. “A gripe é uma doença que pode ser prevenida pela vacina, portanto é importante que a população procure os postos de vacinação para se imunizar contra a doença”. Destacou Flávia Guimarães. 

0 comentários:

Postar um comentário