quarta-feira, maio 10, 2017

Taques cobra passagem de ferrovia por Cuiabá ao Ministério dos Transportes



O governador Pedro Taques cobrou o Ministério dos Transportes pela passagem da Ferronorte em Cuiabá, com ligação até Rondonópolis. A linha férrea deve seguir para o norte do Estado. Em reunião nesta quarta-feira (10-05-17) com o ministro Maurício Quintella Lessa, o governador de Mato Grosso ressaltou a importância da chegada dos trilhos até a Capital.

“Cuiabá tem que se tornar um polo da verticalização do que nós produzimos. Já existem alguns traçados e eles precisam respeitar a passagem por Cuiabá porque a nossa sociedade e o movimento político do nosso estado defendem isso”, disse o governador aos representantes do Ministério dos Transportes.

Taques destacou que um dos traçados segue por Campo Verde, mas na visão do Governo de Mato Grosso, o traçado a ser feito tem que ser mais próximo de Cuiabá. “Eu e a bancada vamos apoiar essa ferrovia desde que passe por Cuiabá. Senão, não defenderemos essa ferrovia”, enfatizou Taques.

Uma nova reunião deve acontecer nos próximos dias para debater o assunto, mas de antemão, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, disse que o Ministério dos Transportes já estuda a expansão da Ferronorte em Mato Grosso.

“Existe uma proposta da concessionária da ferrovia de levar até Lucas, passando por Cuiabá. Entendo hoje como o mais viável, porque são investimentos de terceiros em um momento que a União passa por crise. Estamos fazendo estes estudos de viabilidade e vamos levar isto para toda bancada avaliar o que é o melhor para o estado e para o país. Assim, teremos uma decisão do Ministério”, garantiu Jorge.


Além disso, o Ministério dos Transportes anunciou que terá uma audiência pública para ampliação da Ferrovia Norte-Sul tendo a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), como um dos ramais. Com isso, os trilhos devem chegar até Água Boa.


Click aqui para ler  notícias da primeira página

0 comentários:

Postar um comentário