segunda-feira, junho 12, 2017

Assistência Social realiza ações educativas no combate ao trabalho infantil em VG


A secretaria de Assistência Social de Várzea Grande deu início nesta segunda-feira (12-06-17), às várias atividades voltadas para conscientização e prevenção ao trabalho infantil. Nesta data em que celebra o  ‘Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil’, equipes da secretaria realizaram ações em diversos locais da cidade como no bairro Cristo Rei, Avenida Couto Magalhães, Trevo do Lagarto e Ponte Júlio Muller. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, cerca de 4.000 motoristas foram alvos da campanha de conscientização no período de 7h30 às 10h, quando equipes  da Assistência Social  entregaram aos pedestres e motoristas panfletos e folders.
Segundo a titular da pasta, Kathe Martins, durante todo o mês de junho a secretaria de Assistência Social estará mobilizada na campanha contra o trabalho infantil. “Além da panfletagem que será realizada nos pontos de maior concentração de pessoas, estaremos também realizando nos Centro de Referência em Assistência Social dos bairros São Mateus, Santa Maria, Jardim Glória e Cristo Rei, palestras sobre a ‘Erradicação do Trabalho Infantil’. Estaremos também realizando no auditório da Câmara Municipal de Várzea Grande, no final do mês, uma Audiência Pública para debater o tema”, informou.   
O trabalho infantil existe em diferentes fases de cadeias produtivas. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, no Brasil, 3,3 milhões de meninos e meninas entre 5 e 17 anos trabalham, sendo que 2,8 milhões estão na informalidade. No setor da construção civil (187 mil); na criação de aves (18 mil); no transporte rodoviário de cargas (15 mil); e no trabalho de têxteis e confecção de vestuários e acessórias são mais de 114 mil crianças e adolescentes trabalhando de forma irregular e abusiva.

Os canais de denúncia em todo o Brasil é pelo disque 100 e no Ministério Público do Trabalho. E nos municípios devem procurar os Conselhos Tutelares e os Centros de Referência de Assistência Social. Em Várzea Grande o Conselho Tutelar do Centro, o telefone disponível para denúncia é pelo número 99956 -2237 e o Centro de Referência  Especializado de Assistência Social pelo telefone (65) 3688 - 3085.

0 comentários:

Postar um comentário