segunda-feira, junho 12, 2017

"Junho Vermelho" quer sensibilizar a população a doar sangue


Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, indicam que Mato Grosso registrou no ano passado 6.581 acidentes sem vítimas fatais envolvendo veículos em geral. Em 2017, de 1° de janeiro a 30 de abril, foram registrados 1.687 acidentes no trânsito sem vítimas fatais.
Essa violência no trânsito tem contribuído muito para o aumento de procura por bolsas de sangue no MT Hemocentro da Capital, unidade que coleta as doações e que faz a distribuição do sangue para hospitais do Estado e para os prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande. O reflexo dessa realidade é o baixo estoque de sangue.
Os meses de junho e julho são ainda mais preocupantes justamente porque é quando começam o período de férias escolares e as festas juninas e julinas. É nessa época que a polícia registra um aumento preocupante dos acidentes nas vias públicas urbanas e nas estradas e rodovias federais.
Para sensibilizar a população em geral sobre a importância de doar sangue, o MT Hemocentro realiza neste mês de junho a Campanha Junho Vermelho, organizada em parceria com o movimento “Eu dou sangue pelo Brasil”.
O mês foi escolhido também em função da chegada do inverno e do período de férias, quando há redução no número de doações de sangue; e em função do Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 14 de junho.
Essa campanha acontece simultaneamente em todo o país, com o objetivo de ampliar os estoques de sangue no período que antecede as férias de julho e, ao mesmo tempo, para incentivar a população a tornar a doação de sangue uma prática rotineira. As empresas que aderem à campanha iluminam seus prédios com luzes vermelhas, simbolizando a cor do sangue.
Nos meses de férias – junho, julho, dezembro e janeiro – o MT-Hemocentro, como todos os bancos de sangue do país, tem redução de 30% a 40% no número de doações e a isso se soma o esperado aumento da demanda, pois infelizmente acontecem mais acidentes de trânsito, acidentes domésticos e brigas em bares e festas, por conta do excesso de uso de bebida alcóolica.
A necessidade de manter o estoque de sangue no MT-Hemocentro, entretanto, é verificada ao longo de todo o ano. A unidade tem atendimento sanguíneo aos dois maiores hospitais do Estado, Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá e o de Várzea Grande, além do Hospital Universitário Júlio Muller e Hospital Municipal São Benedito. Na Sede do MT-Hemocentro, há ainda atendimento a pacientes portadores de doenças hematológicas, regulados gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), oriundos dos 141 municípios de Mato Grosso.
O MT-Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, Nº 1.055, Bairro: Porto/Centro Sul. Contato: (65) 3623-0044. Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.

Já a Unidade de Coleta (UC) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e o endereço é Rua General Vale 182. Bairro: Bandeirantes. Telefone: (65) 3324-1062.

0 comentários:

Postar um comentário