quinta-feira, junho 22, 2017

Projeto “Laços Maternos” incentiva mães a amamentarem


A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social está intensificando as ações do Projeto “Laços Maternos”, com uma grande ação envolvendo várias unidades Básicas de Saúde da Família que ao longo do semestre executou capacitações profissionais e palestras orientativas no cuidado a mãe e o bebê. Nesta quarta-feira (21), 40 gestantes do Programa Saúde da Família (PSF) Vila Arthur participaram de uma ação integrativa de qualificação do projeto. O evento ocorreu na Escola Estadual Irene Gomes, no bairro Figueirinha. 
As mães puérperas e as gestantes foram orientadas quanto à importância do aleitamento materno, da amamentação até os seis meses, além de orientar sobre o armazenamento correto do leito materno, neste caso, para as mães que em decorrência de trabalho e/ou ausência por um período, precisam deixar seus filhos aos cuidados de terceiros.  O responsável pela ação, médico do PSF Vila Arthur, José Carlos Dias, agradeceu a parceria do Centro Universitário (Univag) que participou do evento com a oferta de uma gama de serviços às gestantes da região. O médico falou que a ação agrega a oferta de serviços mais humanizados e de qualidade no atendimento às gestantes,  às mães e aos bebês nos cuidados e acesso aos serviços da Rede SUS, indo desde pré-natal até aos 2 anos de idade da criança e para as mães a garantia do parto e os cuidados com sua saúde.
De acordo com a coordenadora do projeto “Laços Maternos”, Eva Rodrigues, as gestantes são encaminhadas ao pré-natal nos Programas Saúde de Família (PSF), mais próximo de suas residências e ainda são acompanhadas com qualificação profissionalizante com a finalidade de produzir o enxoval próprio e/ou comercializar nas comunidades onde vivem. Após esse período elas ainda são assistidas até o bebê completar 2 anos de idade, o que preconiza o Ministério da Saúde.

“Essa ação teve a iniciativa da Pasta da Saúde, em parceria com o projeto que está intensificando essas ações de capacitações em todas as unidades de saúde. A conclusão deste ciclo 2017/1 do “Laços Maternos”, ocorre no próximo dia 29 de junho, na igreja São Sebastião, a partir das 14h. Vale destacar que o ciclo se encerra, porém os atendimentos prosseguem com as assistidas pelo projeto. O encerramento das atividades é uma oportunidade de integração entre as componentes com exposição de suas produções nas oficinas de qualificação profissional”, explica.

0 comentários:

Postar um comentário