terça-feira, junho 13, 2017

Taques diz que Muxirum da Alfabetização vai tirar pessoas da escuridão


O programa Muxirum da Alfabetização é considerado a maior ação governamental de erradicação do analfabetismo da história de Mato Grosso. No lançamento, realizado ontem (segunda-feira 12-06-17), o governador Pedro Taques destacou que, com apoio dos municípios, o programa visa diminuir o número de mato-grossenses que não sabem ler e escrever.
“Temos pessoas que não sabem ler e escrever. Não sabem ler que na Bandeira do Brasil está escrito Ordem e Progresso. Precisamos dos municípios, das igrejas, associações, sindicatos e clubes de serviços”, afirmou.
Atualmente, cerca de 7% da população vive sob essa condição, o que chega a 180 mil pessoas. Os resultados já começam a ser apresentados neste ano e até o fim de 2018, 11 mil pessoas serão alfabetizadas. 
Taques avaliou que o programa é uma forma das pessoas serem inseridas na sociedade em que vivem. “Com isso, elas podem criticar os políticos, para que ela possa votar e saber a importância de um debate sobre concretização de políticas públicas. Para a nossa administração, alfabetizar essas pessoas é mais importante que construir estradas, entrega de viaturas ou reformas de escolas. Estamos tratando de gente com respeito e dando a oportunidade de ter um futuro melhor.”, comparou.
O governador avaliou o Muxirum da Alfabetização e o programa Anjos da Guarda (programa que vai contar com o apoio das forças de seguranças nas escolas estaduais). “Os dois programas vão tocar as pessoas, sem nelas tocar. Vamos faze-las ouvir o que não estão escutando e sentir o que estamos fazendo”, concluiu.
Em sua fala no evento de lançamento do programa, o secretário Marco Marrafon destacou que os investimentos recordes em e educação se devem aos esforços do governador Pedro Taques em colocar o setor em primeiro lugar. “É importante que a gente tenha sempre em mente e como norte que o Pró-Escolas existe porque o governador se chama Pedro Taques. Se a Seduc hoje é uma nova Seduc é por conta do governador Pedro Taques. Se temos o maior programa de infraestrutura escolar isso se deve ao governador Pedro Taques que tem nos dado apoio e afiançado nossas ações”, disse o secretário.

Segundo Marrafon, o governador tem dado apoio as ações apresentadas pela Seduc, como o programa de avaliação, inovação, a Arena da Educação entre outras novidades.    

0 comentários:

Postar um comentário