sexta-feira, junho 30, 2017

Várzea Grande será a segunda cidade de Mato Grosso a receber o “Selo de Alimentação Consciente”


A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal, de Educação, Cultura, Esporte e Lazer firmou parceria com o Programa Alimentação Consciente Brasil, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para criar um sistema de alimentação saudável e sustentável. Junto a nutricionistas e chefs de todo o País, o objetivo é de incorporar no dia-a-dia dos alunos brasileiros cardápios nutritivos e saborosos com a opção de frutas, verduras e legumes – uma mudança que promove a saúde. Com essa ação, Várzea Grande será a segunda cidade de Mato Grosso a receber o Selo de Alimentação Consciente e uma das pioneiras no Brasil ao implantar o programa que visa melhorar a alimentação escolar.
O programa deve impactar diretamente nas 26 mil refeições diárias servidas nas escolas municipais. O treinamento para as merendeiras da rede municipal de ensino será realizado de 28 a 31 de agosto pelo programa Alimentação Consciente Brasil, sob a orientação de chef especialista em “Alimentação Plant Based”, uma nutricionista e uma especialista em políticas Alimentares.  A partir de setembro os novos cardápios passam a ser servidos, uma vez por semana em todas as escolas municipais de Várzea Grande nesta nova tendência até os alunos se adaptarem.
Os novos cardápios incluem frutas, legumes e verduras e tem como objetivo unificar a merenda com itens diversificados e que não se repitam com frequência, além de atender a Lei nº 11.947/2009 que determina que 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sejam aplicados na aquisição de gêneros alimentícios produzidos pela Agricultura Familiar.

O Programa - A “Alimentação Plant Based” tem como base energética e nutritiva alimentos ricos em fibras e amidos como: batatas, grãos integrais como arroz integral, milheto, quinoa e trigo; milho e ervilhas; leguminosas como grão-de-bico, feijões, lentilhas e a soja acompanhados de frutas frescas, verduras, legumes sempre diversos e coloridos.

0 comentários:

Postar um comentário