quarta-feira, julho 19, 2017

Governo reabre posto de identificação de madeira em Cuiabá


O governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques, e o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), Guilherme Nolasco, inauguram o posto de identificação de madeira, nesta quarta-feira (19-07-17), às 15h, no Distrito Industrial de Cuiabá.
A madeira identificada recebe um Certificado de Identificação de Madeira (CIM), emitido pelo Indea-MT, o que garante ao consumidor a confiança da origem.
Para realizar a identificação de madeira o Indea-MT utiliza dois métodos, a macroscópica e a microscópica, e ainda tem o Laboratório de Tecnologia da Madeira (LTM), que conta com uma xiloteca com 1,5 mil amostras de madeiras e 400 espécies catalogadas, todas de Mato Grosso.
Um dos objetivos da identificação é proteger as espécies florestais com restrições legais, tais como as proibidas de corte, em vias de extinção, e de interesse científico.
Desde 2015, a atual gestão trabalha para o retorno da atividade de fiscalização e certificação da madeira. Durante o ano de 2016, 1.108 veículos foram fiscalizados durante barreiras volantes no estado em ações conjuntas com as Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), de Fazenda (Sefaz-MT) e a Polícia Ambiental.

À Princípio as atividades serão realizadas no posto do Distrito Industrial (BR-364), em Cuiabá, mas a ideia é que no futuro se crie uma estrutura diferente, centralizada, que poderá ser ampliada para outras regiões do estado.

 

0 comentários:

Postar um comentário