domingo, julho 09, 2017

Malhar muito em pouco tempo pode trazer riscos ao coração


Fazer exercícios muito intensos em um intervalo menor é uma alternativa para quem tem pouco tempo disponível para malhar. Muito especialistas defendem que o este tipo de treinamento é tão ou mais eficaz do que passar horas dentro de uma academia, contudo, o excesso de esforço pode causar lesões e até trazer riscos ao coração.

“Quanto maior o ritmo que empenhamos durante os exercícios, maior é o esforço ou o desgaste sofrido pelo organismo. Por isso, treinar mais pesado, ainda que por tempo reduzido, sem tomar os devidos cuidados, pode ocasionar lesões osteomusculares e até representar riscos ao coração”, diz o cardiologista do Sport Check-up do Hospital do Coração (HCor),Daniel Santos.

Cuidados ao praticar exercícios físicos

É preciso passar por uma avaliação física antes de praticar atividades intensas. 

A orientação de profissionais da Educação Física também é fundamental, independente do tipo ou intensidade do treinamento, pois exercícios executados de maneira errada, ainda que sejam leves, pode provocar lesões sérias. Para quem quer emagrecer, vale a pena apostar Power caminhada, que derrete calorias, mas respeita os limites do corpo.

Exercícios intensos exigem mais da musculatura, dos ossos e do coração, mesmo quando praticados em séries curtas. De acordo com o especialista, o risco de morte súbita em portadores de doenças cardíacas triplica quando estão praticando esportes de alta intensidade. “O melhor é que treinos mais pesados só sejam realizados após prévia avaliação médica que possa identificar se o indivíduo possui ou não algum tipo de cardiopatia ou problema osteomuscular capaz de impedi-lo de praticar algum tipo de atividade física”, explica o cardiologista.

Descanso e alimentação interferem nos resultados


Segundo o cardiologista, a melhor maneira de se exercitar ainda é procurar um equilíbrio entre atividades intensas e moderadas. Os exercícios intermediários garantem qualidade de vida às pessoas, principalmente, quando pertencem a faixas etárias mais elevadas. Além disso, o quer você come antes e depois de malhar tem influência significativa nos resultados.

Itodas

0 comentários:

Postar um comentário