sexta-feira, julho 14, 2017

Prefeitura de Várzea Grande colhe resultados de trabalho intensificado de combate ao Aedes Aegypti


O último boletim de monitoramento das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti – zika vírus, chikungunya  e dengue - divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande aponta que nesse primeiro semestre de 2018, de janeiro a 12 de julho deste ano, foram registrados 348 casos de zika vírus, 1.764 casos de dengue e 1.820 casos de chikungunya.
As ações de monitoramento de casa a casa resultaram atingiu 80% dos 133 mil imóveis da cidade. Esse imóveis foram inspecionadas pelas equipes de agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande, o que representa 106,4 mil domicílios visitados. Este intenso e permanente trabalho reduz diretamente o índice de infestação do mosquito.
O objetivo da ação de acordo com o gerente do Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande, Ivan Nilson Rondon Mendes, é de alcançar a cobertura de 100% das visitas dos agentes de endemias aos imóveis de Várzea Grande, e manter esse trabalho permanente, a fim de eliminar as larvas já existentes e evitar novos criadouros.
O Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRAa) é uma ferramenta que ajuda a mapear os locais com índices de infestação do mosquito no município e que, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença, segundo as localidades e risco. Estas  informações possibilitam impedir o surgimento de novos casos, além dos depósitos predominantes.
Ivan Mendes lembra que além do trabalho intensivo e permanente do Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande é necessário o engajamento da população contra o mosquito Aedes Aegypti a exemplo da forma correta de acondicionamento, acúmulo e destino final do lixo e o envolvimento das lideranças comunitárias, escolas e postos de saúde nas ações preventivas de combate ao mosquito.
Veja algumas recomendações  permanentes à população: verificar se a caixa d’água está bem tampada, deixar as lixeiras bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir a piscina, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, limpar a bandeja externa da geladeira, limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação, limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado, cobrir bem a cisterna e cobrir bem todos os reservatórios de água.

 

0 comentários:

Postar um comentário