segunda-feira, julho 17, 2017

Vereador Abilio pretende criar calendário oficial de ciclismo para fomentar o turismo na Baixada Cuiabana


O vereador Abilio Junior (PSC) pretende apresentar junto à Câmara de Vereadores um calendário oficial de ciclismo, com o propósito de fomentar o turismo em Cuiabá e nas cidades que compõem a Baixada Cuiabana.

A ideia foi apresentada a um grupo de ciclistas, que apoiou a iniciativa, durante um café da manhã promovido pelo vereador nesse domingo (16-07-17), em Cuiabá. O objetivo do encontro foi discutir com os adeptos ao ciclismo, ações voltadas à mobilidade urbana e projetos voltados para a cidade que afetam diretamente o cotidiano dessas pessoas, que utilizam a bicicleta como meio de transporte, esporte e lazer.


Além da criação do calendário, outras propostas foram apresentadas no encontro, como: levantamento de rotas de cicloturismo na região da Baixada Cuiabana, criação de lei que permita o uso compartilhado da faixa de ônibus (existente nas principais vias que cortam a Capital), com penalização aos motoristas que a desrespeitarem; capacitação de motoristas de ônibus e táxis que utilizam a faixa, por meio de parcerias; manutenção e construção de ciclovias e ciclofaixas na cidade, dentre outras.

O presidente da Associação Mato-grossosente de Bike, Fabian Martinelli, considerou bastante importante esse trabalho de conscientização. “Hoje a Associação já vem desenvolvendo uma parceria com o Detran, que é o Governo do Estado, com a intenção de fazer essa preparação, essa capacitação, para crianças a partir dos dez anos. Justamente com ideia de que elas entendam mais como se comportar no trânsito, o que elas devem fazer para respeitar as leis quando estiverem na condição de motorista, ciclista ou pedestre”, explicou Fabian, dizendo que esse trabalho havia parado em virtude da troca da direção do Detran e que será retomado a partir de agosto junto às escolas estaduais.  

“Temos que pensar em ações que alcance todo o cidadão, independente da idade. Projetos que melhorem a qualidade de vida das pessoas que vivem aqui. Penso que, com mais condições e segurança no uso de meios de mobilidade urbana alternativos, como é a bicicleta, mais pessoas terão interesse em mudar sua forma de deslocar dentro da cidade. Porque o ciclismo, além de oferecer uma melhor qualidade de vida para aquelas pessoas adeptas a ele, é uma prática que contribui também para melhora do meio ambiente, pois são menos carros e motocicletas nas ruas emitindo gás carbônico e outros poluentes no ar.  Consequentemente, menos pessoas procurando o Pronto Socorro e outras unidades de saúde, vítimas de acidentes de carro, motocicleta ou por doenças relacionadas ao sedentarismo ou respiratórias”, considerou Abilio.

A importância de os ciclistas se unirem no período de elaboração e votação das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamento Anual (LOA), em prol de políticas públicas que atendam efetivamente essa parcela da sociedade, também foi apresentada no encontro.

Ao final do encontro, Abilio pediu mais união entre os grupos de ciclistas, salientando sobre o valor que o engajamento e a soma de esforços têm na defesa de interesses coletivos, independente da situação, assim como tem feito em relação a essa questão junto à Câmara de Vereadores.

“O Felipe está defendendo essa bandeira com a gente. Também contamos com o vereador Justino Malheiros e outros cinco ou seis vereadores que adotam a mesma bandeira nossa. E isso que tem que acontecer. Somarmos esforços em prol de melhorias para o cidadão”, pontuou Abilio.

O café da manhã foi realizado na Praça do Centro Geodésico da América do Sul (anexo à Câmara de Vereadores), em Cuiabá, com participação de grupos de ciclistas de Cuiabá e Várzea Grande.

 

0 comentários:

Postar um comentário