segunda-feira, agosto 07, 2017

Começam nesta segunda-feira audiências sobre políticas públicas para municípios do Vale do Rio Cuiabá


O município de Nossa Senhora do Livramento recebe nesta segunda-feira (07-08-17), representantes dos municípios que integram a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC) para discutir o prognóstico do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI).

As audiências serão realizadas pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Agem/VRC) entre os dias 07 e 11 de agosto, começando por Nossa Senhora do Livramento (07-08-17); Acorizal (08-08-17); Várzea Grande e Cuiabá (09-08-17); Santo Antônio de Leverger (10-08-17) e Chapada dos Guimarães (11-08-17). O programa ‘Vale Sustentável’ vai propor ações indutoras de padrões de sustentabilidade no Vale do Rio Cuiabá.

As ‘audiências públicas’ será importante instrumento de diálogo entre o Poder Público e as comunidades dos seis municípios na busca de soluções para as demandas sociais da região. Será um espaço democrático que todos participantes terão para a resolução dos problemas que afligem o dia-a-dia e o futuro dos municípios envolvidos.

Os programas metropolitanos que fazem parte do prognóstico são resultados de uma série de estudos e de sínteses promovidos pela Agência de Desenvolvimento. Por meio de um extenso diagnóstico, foram feitos ensaios de ideias que pudessem agrupar diferentes campos de ações, conforme explica a gestora da Agem, arquiteta urbanista Tânia Matos. “Os programas foram formulados e desenvolvidos para permitir que os gestores metropolitanos compreendam cada tema abordado, de modo que possam assumir o passo a passo esperado para sua implementação, tão logo o PDDI seja aprovado”.

Ao todo, serão propostos nove programas ao PDDI, sendo oito temáticos e um transversal, relativo à gestão metropolitana. São eles: ‘Terra Regular’; ‘Economia Regional Dinamizadora’; ‘Cidadania para o Desenvolvimento’; ‘Gestão de Zonas de Interesse Metropolitano’; ‘Urbanismo em Rede’; ‘Identidade Cultural Regional’; ‘Mobilidade da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá’; ‘Saneamento Ambiental’; e o de ‘Gestão Metropolitana’

O documento com o prognóstico do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado já esta disponível pelo Governo do Estado, no site oficial. Mais informações pelo telefone (65) 3624-2197.

A discussão em Livramento será realizada na Câmara Municipal, Praça da Bandeira, nº 253, Centro - das 8 às 12h.

 

0 comentários:

Postar um comentário