domingo, agosto 20, 2017

É possível ser feliz num cenário estressante? *Roberto Shinyashiki


Todos nós vivemos em um mundo imerso em cobranças e conseguir ser feliz dentro desse cenário é um desafio.
Alguns pontos são cruciais para alcançar a felicidade, mesmo em um cenário aparentemente desfavorável. O primeiro deles é a produtividade.
O primeiro ponto: é preciso pensar em como aumentar a produtividade fazendo pequenas mudanças. Por exemplo, tirar da sua vida tudo o que não agrega valor. Se você acha que ler e responder todos os e-mails e passar o dia pesquisando novas ideias para desenvolver melhor o seu trabalho é suficiente, está enganado. É preciso ter objetividade, foco no resultado e esse é um dos principais problemas do brasileiro no ambiente de trabalho. É preciso desenvolver sua capacidade de produzir mais, melhor e em menor tempo.
O segundo ponto é a competência. Por exemplo, eu adoro dar palestras e já fiz isso em várias empresas, lugares e eventos. Hoje, é muito raro eu ficar nervoso para dar palestras, porque sou competente para isso.
Porém, como médico, fico estressado se preciso fazer uma cesariana, mesmo já tendo feito centenas, porque não me sinto competente para realizar o procedimento. E é preciso ter competência - não importa se você é médico, gerente de marketing, mecânico ou vendedor, você precisa ser cada vez mais competente no que faz.
O terceiro ponto é a missão de vida. Quando as pessoas têm uma missão de vida e saem de casa para trabalhar sabendo que isso está lhe ajudando a realizar a sua missão, elas ganham um sentido para a vida. O resultado? São mais competentes e focadas. Elas têm calma e tranquilidade para passar por situações estressantes e alcançar os resultados esperados. Consequentemente, são mais felizes.
Trabalhe esses três pontos em você e descobrirá que será cada vez mais fácil realizar o seu trabalho e alcançar a felicidade, mesmo sob pressão.

Roberto Shinyashiki é médico psiquiatra, com especialização em Administração de Empresas (MBA USP), é consultor organizacional, palestrante e escritor. 

 

0 comentários:

Postar um comentário