domingo, agosto 20, 2017

Pipas serão “empinadas” neste domingo em festival em Cuiabá


As pipas foram inventadas na China há mais de 2 mil anos, chegando ao Ocidente graças a Marco Polo. O filósofo Mo-tse é o provável inventor da pipa, no ano de 230, para fins militares. O general Han Xin encomendou o protótipo para medir a distância até um castelo com a intenção de cavar um túnel e invadi-lo. Durante a Revolução Cultural de Mao-Tsé Tung os fabricantes caíram na clandestinidade e faziam pipas miniaturas em segredo para manter as habilidades vivas.
E elas continuam no ar até hoje, sendo empinadas por crianças, jovens e adultos, sendo homens ou mulheres. E o espetáculo das cores será visto mais uma vez em Cuiabá, neste domingo (20-08-17), a partir das 9h no Limpão do bairro Dr. Fábio, na estrada da ponte de ferro. E o espetáculo de cores seguirá até as 17h. Este será o 2º Festival de Pipa na modalidade combate de duplas, organizado pela Equipe Terremoto.
Paralelo ao evento ocorre o 2º combate feminino individual em Cuiabá.
Em Cuiabá são mais de 30 equipes que se juntam aos finais de semana para praticar aquela brincadeira da infância. Além das equipes Cerol Bruto e da Terremoto estão confirmados no evento os grupos Pancada Show, Nego Pipas, Fénix, HB, SG, Gringo pipas, Pipeiros Cuiabá, Rafa pipas, Unidos do Buritis, DVD Pipas, Pipeiros das antigas e Rei das Pipas.

 

0 comentários:

Postar um comentário