quinta-feira, agosto 31, 2017

Projeto 'Muxirum da Alfabetização' já alcança 2,5 mil alunos, VG é o município com maior número de inscritos


O Projeto 'Muxirum da Alfabetização', lançado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) em março deste ano já alcança 2,5 mil alunos em nove municípios onde foi implantado. Várzea Grande se destaca no projeto sendo o município com maior número de alunos beneficiados.
A meta do projeto Muxirum da Alfabetização é erradicar a longo prazo o analfabetismo no Estado, que apresenta 178.671 pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler e escrever, número correspondente a cerca 7,1% da população mato-grossense, sendo 70% desse índice formado por pessoas com mais de 60 anos.
De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, a Prefeitura de Várzea Grande abraçou o projeto e vem se destacando pelo grande número de pessoas beneficiadas. A Secretaria realizou uma grande movimentação em todos os bairros e zona rural para organizar as matrículas, a capacitação dos alfabetizadores, a logística e a viabilização das aulas. As aulas se iniciaram em maio atendendo cerca de 920 alunos, divididos em 84 turmas em 35 bairros na área urbana e rural, orientados por 64 alfabetizadores.
As aulas ocorrem nas próprias comunidades, em espaços alternativos, como salões paroquiais, centros comunitários, sedes de fazendas e até em residências que atendem especialmente pessoas com mais idade, que não tiveram a oportunidade de estudar.
O curso do Projeto 'Muxirum da Alfabetização' dura aproximadamente seis meses. Após a finalização das aulas, os alunos que estiverem interessados em aprofundar o conhecimento podem ser encaminhados para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

0 comentários:

Postar um comentário