sábado, setembro 23, 2017

A Primavera chegou



Pelo horário de Mato Grosso, o Início da Primavera no Brasil 2017 se deu às 16h02 desta sexta-feira (22-09-17); e termina em 21 de dezembro de 2017.

A Primavera tem a característica de ser um período de transição entre o tempo seco e chuvoso. Neste período, as chances de chuva são mais frequentes.
A primavera é a estação que antecede o verão e sucede o inverno. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelo desabrochar das flores e pelo aquecimento da temperatura.
Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto o verão, e nem muito frio como no inverno.
Mas em Mato Grosso, o clima muda pouco, já que o calor, acostumado com a nossa região, se faz presente quase que o ano inteiro.

Assim como o equinócio de setembro marca o início da primavera no Brasil – o equinócio é um fenômeno astronômico onde o sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador, fazendo o dia ter a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul; o fim da primavera é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Verão. Este é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Em 2017, o solstício de Verão será às 12h28 do dia 21 de dezembro de 2017(horário de Mato Grosso) no Brasil.


Com informações do Observatório Nacional 
 

0 comentários:

Postar um comentário