terça-feira, setembro 26, 2017

Prefeitura de VG define programação para “Outubro Rosa”


A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a partir do dia 03, o movimento popular internacionalmente conhecido como "Outubro Rosa". O evento estimula e conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, preservando a integridade e a saúde da mulher.
O laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e ajuda a inserir a sociedade na batalha contra a doença, que atinge muitas mulheres no Brasil. Com o tema “Um toque de amor – Previna-se”, milhares de mulheres serão contempladas com exames preventivos (CCO), autoexames, palestras, roda de conversas,  ações educativas, ‘Espaço Saúde e Beleza Rosa’, solicitações de mamografias, triagem, planejamento familiar e além de iluminação rosa nos prédios públicos. O ‘Abraço Rosa’ abre as ações de Várzea Grande.  
O secretário de Saúde de VG, Diógenes Marcondes disse que o Câncer de Mama é considerado o segundo tipo mais frequente no mundo, é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. “A doença se diagnosticada e tratada oportunamente, o prognóstico é bem maior. O combate ao câncer de mama não se restringe apenas ao Brasil, mas todo o mundo para uma causa tão importante que está em questão. O objetivo das ações do ‘Outubro Rosa’ é de prevenção do câncer de mama, por meio, de mobilização social”, explica o secretário.
A abertura oficial do ‘Outubro Rosa’ ocorre dia 03, com ‘Abraço Rosa, às 17h30 em frente à Prefeitura Municipal de Várzea Grande. O evento contará também com programação cultural e apresentações da Banda Municipal, do projeto ‘Juventude Ativa’, siriri, além de orientações e dicas de médicos especialistas  na prevenção do câncer de mama e útero.  

As Unidades Básica de Saúde (UBS) terão uma programação intensiva de segunda a sexta-feira, com atividades educativas sobre o tema, além de exames e coletas de preventivos, autoexame da mama, solicitação de mamografia, consultas médicas, educação em saúde, rastreamento do câncer de mama e  palestras para o público feminino.
 

0 comentários:

Postar um comentário