segunda-feira, setembro 04, 2017

Saúde bucal será debatida nesta segunda-feira em audiência pública na Câmara de Cuiabá


A saúde pública bucal do município de Cuiabá será tema de debate em audiência pública requerida pelo vereador Paulo Araújo (PP), que acontecerá nesta segunda-feira (04-09-17), no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá. O chamamento é para que a população participe junto com os segmentos pertinentes ao tema, a fim de obter um atendimento eficiente, digno e humanizado, conscientizando com políticas preventivas da saúde bucal.

Em Cuiabá existem 23 postos de atendimentos, entre Centro de Saúde, Programa da Saúde da Família (PSF), Centro de Especialidade Odontológica (CEO) e Clínica Odontológica, além da atenção ao idoso no Centro de Convivência Padre Firmo. Dentre estes postos há o atendimento para a zona rural da cidade.

Porém, segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), Renei Lara da Silva, há um estudo de que é necessária a abertura de mais 30 unidades para poder abranger toda a população cuiabana, além da adequação das unidades já existentes.

No último semestre foram realizados 205 mil procedimentos e em torno de 37 mil tratamentos concluídos nas 3 Clínicas Odontológicas localizadas no Coxipó, CPA 3 e Jardim Leblon, e nos 7 Centros de Especialidades Odontológicas localizados nos bairros Tijucal, Planalto, Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Verdão, Osmar Cabral e Dom Aquino.


Os PSFs que possuem o tratamento de saúde bucal estão localizados no Distrito Aguaçu e Nossa Senhora da Guia, que atende a zona rural, e na zona urbana estão nos bairros Santa Isabel, toda a grande CPA na Unidade de Saúde do CPA1, Pedra 90 com dois PSFs e Novo Paraíso I. Há também no Centro de Saúde do bairro Sucuri e no Centro de Convivência Padre Firmo.
 

0 comentários:

Postar um comentário