quinta-feira, setembro 07, 2017

SES realiza campanha "Setembro Verde" para captar doadores de órgãos


O mês de setembro é dedicado à Campanha Nacional de Doação de Órgãos, e a cor verde é uma referência ao laço verde, símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes. Em Mato Grosso, a campanha é organizada pela Coordenadoria de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
De acordo com a coordenadora, Fabiana Regina de Souza Molina, a atividade específica desenvolvida pela SES/MT é a doação de córnea. Para esse serviço existe um banco de tecido ocular habilitado em Cuiabá, como unidade responsável pela captação do tecido, exames e preservação.
 “O paciente com diagnóstico de morte encefálica internado em hospital é doador em potencial. A família é informada da possibilidade de doação dos órgãos. Caso ela concorde, uma série de exames são feitos para confirmar a viabilidade da doação. A notificação da morte encefálica é obrigatória por lei”, explicou Fabiana Molina.

Molina explica ainda que a família do doador não tem despesa alguma com o procedimento da doação, que é custeado pelo SUS. No País, 89% dos transplantes de órgãos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – dado do Ministério da Saúde. Os órgãos do potencial doador serão transplantados nos pacientes inscritos na lista única, de acordo com a compatibilidade entre o doador e a pessoa que precisa do órgão.
 

0 comentários:

Postar um comentário