domingo, outubro 15, 2017

Dia da professora e do professor *Juacy da Silva


Hoje, 15 de Outubro de 2017 é dedicado `as professoras e aos professores, profissionais que contribuem de maneira fundamental para a formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos possibilitando a todos caminharem pela vida e buscarem seu espaço na sociedade.

Somente quem é ou quem foi professor ou professora sabe o tamanho deste desafio, as angústias, os dissabores, as decepções, as incompreensões e também as esperanças na busca do conhecimento, para que através dele o país possa desenvolver a ciência e a tecnologia, instrumentos necessários para o progresso de todos e preparar as pessoas para um Mercado de trabalho em transformações tão rápidas, fruto do avanço tecnológico.

Com certeza, nós, professores e professoras já ouvimos tantos discursos  endeusando nossa profissão, principalmente de nossas autoridades que, de forma demagógica não oferecem  as condições para que a educação seja de fato uma prioridade ou a prioridade número um em nosso país.

Enquanto autoridades e políticos corruptos tecem loas, elogios `a importância da educação  que, deveria ser pública, universal, gratuita, laica e de qualidade, os orçamentos  públicos demonstram uma realidade bem diferente.  Por falta de recursos de toda ordem, convivemos com escolas caindo aos pedaços, crianças transportadas em ônibus, caminhões velhos, verdadeiros paus de arara; laboratórios totalmente sucateados, salas de aula sem as mínimas condições, insegurança e violência que afligem alunos e  docentes e demais trabalhadores da educação, mal pagos, sem perspectivas de uma carreira digna do papel que representam na sociedade. Universidades  públicas totalmente sucateadas, sem perspectivas de um futuro que lhes proporcione dar o salto qualitativo rumo ao futuro.

Com toda certeza,  vamos e já  estamos recebendo milhares de parabéns pelo DIA DOS PROFESSORES E DAS PROFESSORAS. Mas, com toda certeza, seria muito mais interessante e edificante que, ao invés desses falsos elogios nossos políticos, nossos gestores, nossas autoridades, prefeitos, vereadores, governadores, deputados estaduais e federais, senadores e presidente da República, deixassem a demagogia, a dissimulação, as mentiras e a enganação e dotassem a educação com mais recursos orçamentários, que a carreira docente fosse uma carreira de estado, com perspectivas de uma vida mais digna e atraente.

Somente assim poderíamos ter escolas de tempo integral, que a qualidade do Ensino fosse compatível com os desafios que o país enfrenta perante um mundo em transformações científicas, tecnológicas e econômicas. Não Podemos continuar sendo um país produtor de matérias primas de baixo valor agregado e consumidor de  tecnologias de ponta; onde as relações de troca com o resto do mundo nos deixam na eterna condição de país subdesenvolvido ou emergente.

Somente com educação de qualidade vamos transformar nosso país e nossa sociedade, possibilitando um desenvolvimento sustentável, com justiça social, com mais ética na política, mais eficiente , mais competitivo e com a verdadeira igualdade de oportunidades para todas as pessoas deste país.

Neste DIA DO PROFESSOR E DA PROFESSORA, a grande homenagem que o Brasil pode prestar a milhões de pessoas que, de forma abnegada e com muito sofrimento ainda se dedicam  a este papel, seria proporcionar uma reflexão verdadeiramente crítica sobre a situação da educação, de forma abrangente, em cada município, em cada estado e no país como um todo.

De belos discursos, palavras vazias de significado nós, professores e professoras já estamos mais do que cheios. Chega de demagogia e mentiras oficiais! A melhor homenagem que o Brasil pode prestar aos professores e professoras é fazer uma verdadeira revolução na e através da educação. 


*Juacy da Silva é professor aposentado da UFMT. Twitter@profjuacy Blog www.professorjuacy.blogspot.com Email professor.juacy@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário