terça-feira, outubro 10, 2017

Sarita Baracat morre 86 anos; ela foi a primeira prefeita de VG e primeira mulher deputada em MT


Sarita Baracat morreu aos 86 anos de idade, aos sofrer uma parada cardíaca na sua casa, no centro de Várzea Grande, no final da noite de ontem (segunda-feira 09-10-17). Sarita foi uma mulher a frente do seu tempo, ela foi uma mulher que derrubou barreiras, sendo a primeira eleita prefeita de Várzea Grande (entre 1967 e 1970) e a primeira mulher deputada estadual em Mato Grosso (entre 1978 e 1982). Sarita foi também vereadora em sua cidade natal, Várzea Grande.

O velório de Sarita está sendo realizado na Conferência Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Várzea Grande. O sepultamento será no período da tarde.

Professora, advogada e contadora por formação, Sarita lecionou as disciplinas de Sociologia, História e Geografia. Ela foi casada com Emanuel Benedito de Arruda "Caboclinho", já falecido – que também exerceu mandato de vereador em VG. Da união de ambos nasceram dois filhos: o colunista social Fernando Baracat e o ex-deputado estadual Nico Baracat (PMDB), que faleceu em acidente de carro em junho de 2012. Um dos netos de Sarita é o ex-vereador em Várzea Grande e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Kalil Baracat. 

Além da política, Sarita era fanática por futebol e foi uma das fundadoras do Clube Esportivo Operário Varzeagrandense ao lado do irmão Rubens dos Santos. Em toda militância política, Sarita só teve um partido: o PMDB.

Em nota, a prefeita do município, Lucimar Sacre de Campos (DEM), lamentou o falecimento de Sarita Baracat. “Foi uma visionária para seu tempo, quando 50 anos atrás implementou mudanças importantes para a consolidação da cidade. Aos amigos e parentes o sentimento de tristeza, mas a certeza de que a mesma está perto de Deus”, declarou Lucimar.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) também lamentou o falecimento da ex-prefeita. “A ex-deputada deixa um legado e uma história que orgulha nosso estado, sendo a primeira mulher a comandar o executivo municipal da nossa Cidade Industrial”, disse Emanuel.


No projeto do Gabinete de Comunicação (Gcom) do Governo de Mato Grosso, chamado "Tipos Matogrossenses", Sarita foi uma das personalidades homenageadas, veja! 




 

0 comentários:

Postar um comentário