sábado, novembro 04, 2017

Abacate: a gordura que faz bem à saúde



Quando se pensa em alimentação saudável, muitas pessoas podem considerar o abacate como um dos principais vilões em termos calóricos. Mas, seus benefícios vão muito mais além; e para desmistificar isso os nutricionistas afirmam que as gorduras que concentram alto teor de ômega 9 são benéficas ao organismo pois melhoram os níveis sanguíneos de colesterol, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, e beneficiam a atividade cerebral e a locomoção.

Em dietas específicas onde é necessária a restrição de gordura ou calorias, o abacate deve ser evitado ou consumido com moderação, e preferencialmente, sob orientação de um especialista. De acordo com Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, qualquer pessoa saudável pode consumir a fruta. “O consumo pode variar entre um abacate pequeno ou metade de uma fruta maior, porém para quem precisa reduzir o consumo calórico a ingestão deve ser esporádica”, afirma.
Abacate para TPM
A boa notícia para as mulheres que sofrem com a tensão pré-menstrual (TPM) está relacionada com o consumo do abacate na diminuição das cólicas menstruais. “A fruta possui dois nutrientes que podem auxiliar no alívio dos sintomas da TPM - o magnésio que auxilia na produção de progesterona; e a vitamina B6 que auxilia a produção de serotonina que possui influência direta na sensação de bem estar e humor”, explica Cintya.

Saiba como escolher o melhor abacate:
1- Escolha aqueles que tenham a casca verde claro, lisa e fina. Uma fruta com muitas manchas não é o ideal.
2- Quando o abacate está muito duro significa que ainda não está bom para o consumo, porém, ele costuma amadurecer bem fora do pé.

Curiosidades sobre o abacate:
1- No Brasil o abacate passou a ser consumido a partir do início do séc XIX e seu cultivo depende de solo fértil e do calor.
2- Na culinária a fruta é muito utilizada em países como Guatemala e México.

Raquel Vito

0 comentários:

Postar um comentário