sábado, novembro 25, 2017

Banana corre risco de extinção; veja também alguns benefícios dessa fruta para a saúde humana




Um fungo descoberto em 1992 no Panamá está ameaçando a fruta mais popular do mundo. A informação é da BBC.

A banana nanica, ou "Cavendish", é a variedade mais ameaçada da fruta. "O problema é que não temos outra variação da banana que seja imune à doença [causada pelo fungo] que possa substituir a Cavendish", afirma Gert Kema, especialista em produção da Wageningen University and Research Centre, da Holanda.



Os pesquisadores estão trabalhando em duas linhas de ação: conter o avanço da doença por meio de campanhas e encontrar uma banana não vulnerável ao fungo.



"Temos tecnologias mais avançadas [...]. Podemos detectar e rastrear o fungo muito melhor do que antes, mas o problema persiste, já que a Cavendish é muito vulnerável à doença", diz Gert.

A banana é considerada a “fruta dos desportistas”. Por exemplo, sabia que duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos? Isto deve-se ao fato de possuir três açúcares naturais – sacarose, frutose e glicose, todos eles combinados com fibra.

Um estudo recente refere que as pessoas que estão a sofrer de depressão sentem-se muito melhor depois de comer uma banana. É que esta fruta contém triptófano, uma proteína que o corpo transforma em serotonina que, por sua vez, ajuda a relaxar e a melhorar o humor.


Com alto teor em ferro, as bananas estimulam a produção da hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.


É também rica em potássio, mas muito pobre em sódio, tornando-se perfeita para combater a pressão arterial e para reduzir o risco de um AVC.


Ao contrário do que se pensa, as bananas não provocam prisão de ventre, a não ser que esteja muito verde... ou demasiado madura. Ricas em fibras, as bananas ajudam a normalizar as funções intestinais, ou seja, pode ajudar no processo de não ter de recorrer a laxantes…


Sofre de azia? Então coma uma banana! É que esta fruta tem um efeito antiácido no organismo que o pode aliviar….


Para controlar os nosso níveis de açúcar no sangue, há que ingerir alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas. E a solução é comer uma banana, uma fruta rica em vitamina B, e que ajuda a acalmar o sistema nervoso.



0 comentários:

Postar um comentário