segunda-feira, novembro 13, 2017

Dia Mundial da Gentileza é comemorado em 13 de outubro; vamos refletir sobre isso?


Hoje, 13 de novembro, é o Dia Mundial da Gentileza. Ser gentil às vezes é uma tarefa exigente, mas a gentileza é algo fundamental para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida. Além de que a qualidade de vida também depende da gentileza.

A ideia do Movimento mundial pela gentileza (World Kindness Movement – WKM) surgiu em 1997 durante um congresso de Tóquio, no qual o então Small Kindness Movement of Japan reuniu e apresentou diversos grupos, de diferentes nações, que mantinham em seus países movimentos e ações de gentileza. Após o desenvolvimento dessa ideia, durante a Terceira Conferência do Movimento Mundial pela Gentileza, ela foi concretizada, em dezembro de 2000. Assim foi oficialmente lançado o Movimento Mundial pela Gentileza, com a missão de inspirar indivíduos a serem mais gentis, criarem um mundo mais gentil e através disso conectar países e pessoas. O Movimento Mundial pela Gentileza também tem como objetivo o estímulo de todas as nações a criarem seus próprios movimentos pela gentileza (Abqv.com.br).

A gentileza tem o poder de nos tornar mais felizes, tanto momentaneamente, quanto no longo prazo, se a praticarmos com as outras pessoas. A revista Science relata evidências de que há um aumento na nossa felicidade principalmente quando gastamos nosso dinheiro com outra pessoas. 

No dicionário, gentileza significa “qualidade ou caráter de gentil”. Palavra de nove letras que faz toda diferença na convivência em sociedade. Mas, afinal, o que é mesmo ser gentil? Não custa lembrar. São pequenas atitudes, gestos e palavras que podem mudar o dia de quem está próximo — como um simples bom-dia, por exemplo. Um sorriso, ao dar passagem a alguém no elevador, ou ceder o lugar no ônibus ou no metrô, ou socorrer a pessoa que tropeçou.

Por definição, a gentileza torna as relações mais humanas, menos ríspidas. Por ter crescido sobre valores escravistas, a sociedade brasileira elege quem é gente e quem não é. Então, chega a ser acintoso falar sobre as amabilidades onde tantos não são vistos como sujeitos de direito por questões tais quais escolaridade, renda, raça.

Então, se você se inspirou, a gente recomenda agora algumas coisas legais para fazer nesta semana – que podem se estender para quando você quiser. Afinal, gentileza é um sentimento e não deve ter data para aparecer.

Renove uma amizade
Todos vamos concordar que nossos amigos são parte significativa de nossas vidas. Por isso mesmo é tão difícil quando a vida acaba nos levando por caminhos diferentes. Se você perdeu uma amizade, não importa a razão, dê-se a oportunidade de restaurar essa relação. Pode ser algo simples: mande uma mensagem ou um pequeno presente à alguém com quem você não fala há muito tempo. Ou convide alguém pra almoçar. Vocês vão gostar de relembrar as memórias que tiveram juntos.

Reconheça seus amigos de trabalho
É sempre gentil agradecer a seus colegas de trabalho quando fazem algo legal ou oferecem suporte, mas você pode ir um passo além reconhecendo quando fazem algo legal que não necessariamente impacta você. Seja a pessoa que reconhece os outros pelas suas conquistas. Isso é motivador no ambiente de trabalho, e é sempre bom ter feedbacks.

Doe algo que não precisa
Acumulamos muita coisa ao longo de nossas vidas. E é tanta coisa que nem tudo vai ter uso cotidiano. Talvez uma roupa que você não use mais seja muito importante para quem precisa de uma roupa nova. Faça um desapego de itens que você não precisa mais entre amigos, colegas de trabalho e instituições locais que fazem esse tipo de coleta.

Leia mais sobre gentileza

Se a gentileza é um ato nobre, dar algo é um ato gentil – mas poucas pessoas têm coragem de pedir o que precisam, por diversos motivos. A artista Amanda Palmer fala sobre essa dificuldade no livro “A Arte de Pedir” (Editora Intrínseca), uma autobiografia onde ela conta sua história e como desenvolveu a arte de pedir como um gesto convidando à proximidade – não é uma questão de pedir, e sim, de deixar as pessoas serem gentis e ajudarem. Vale a leitura!


0 comentários:

Postar um comentário