quarta-feira, novembro 15, 2017

Praça 8 de Abril recebe celebração pelos 109 anos de anunciação da Umbanda


Os festejos começam às 15h desta quarta-feira (15-11-17) e cerca de 200 umbandistas e mais de 500 simpatizantes devem prestigiar o evento na praça 8 de Abril, comemorando os 109 anos desta religião brasileira de inspiração africana, indígena, oriental e portuguesa.
Mestre Karaiman Cristin Siqueira, dirigente da Casa de Oração Caboclo Tupinambá, explica que a Umbanda é muito forte e só não aparece mais porque, desde que foi criada, há 1 século, seguidores sofrem com a intolerância religiosa.
"A Umbanda é uma religião fundamentada na prática da caridade, mas as pessoas têm uma imagem mal formada e julgam", lamenta Siqueira.

Outra característica da Umbanda, segundo ele, é o sincretismo, ou seja, a fusão de diversas doutrinas religiosas. "Se você for a um terreiro, vai ver que temos divindidades como Jesus, Buda, Tupã, que é o Deus dos indígenas, Oxalá, Iemanjá, Nossa Senhora", explica. "O sincretismo não é só doutrinário, mas em um terreiro você vê pessoas de diversas classes sociais, brancos, pretos, de várias idades", diz o mestre.

0 comentários:

Postar um comentário