segunda-feira, novembro 27, 2017

Projeto de Abílio Junior visa otimizar ações preventivas no combate a acidentes de trânsito em Cuiabá e região


Um projeto de lei de autoria do vereador Abílio Junior (PSC) tem o objetivo tornar mais sistemáticas e pontuais as ações relacionadas aos setores de trânsito e saúde. O projeto prevê a instituição de uma Comissão Intersetorial, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Mobilidade Urbana (Semob), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Militar, do Serviço Atendimento Médico de Urgência (Samu), dentre outros.

O propósito, segundo o autor do projeto, “é reunir esforços no sentido de integrar esses órgãos, por meio de elaboração e planejamento de ações que reduzem os índices de acidentes de trânsito”.

O  vereador, após uma análise de dados relacionados à saúde e trânsito, observou que grande parte dos encaminhados ao Pronto Socorro de Cuiabá, por exemplo, era de pessoas vítimas de acidentes.

Conforme dados do Samu, nos nove primeiros meses do ano, foram realizados cerca de 19,5 mil atendimentos. Desse montante, um total de 5.377 foram em ocorrências relacionadas à acidentes de trânsito, representando cerca de 16%.

“Essa demanda piora ainda mais o quadro de saúde do nosso município. Com um trabalho mais intenso e unificado, feito por profissionais que atuam não somente na área de trânsito, como também em setores afins, creio que possamos reduzir esses índices e, assim, contribuir para desafogar o número de pacientes no Pronto Socorro de Cuiabá”, explica Abilio.

Além do trabalho educativo preventivo, a Comissão também deverá desenvolver de maneira unificada, ações que visam a repreensão de comportamentos que contribuem para o registro de acidentes, com intensificação de abordagens de fiscalização.

O projeto de lei foi aprovado na última terça-feira (21-11-17), durante a sessão do Legislativo Municipal.

0 comentários:

Postar um comentário