sábado, janeiro 20, 2018

Multas por videomonitoramento voltarão a ser aplicadas em 05 importantes vias de Cuiabá


O condutor de veículos em Cuiabá deve redobrar a atenção, a indústria da multa  vai ampliar os seus tentáculos em mais 05 vias importantes da capital, a partir de fevereiro. São elas: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA).
As multas por videomonitoramento nas faixas exclusivas para ônibus estavam suspensas há cerca de um ano, agora os motoristas que desrespeitarem os corredores voltarão a ser multados a partir de fevereiro. Na próxima semana, a Secretaria de Mobilidade Urbana da capital deve iniciar as campanhas educativas para informar os motoristas. Além dos ônibus, a faixa exclusiva permite o tráfego de táxi com ou sem passageiro, ambulâncias e viaturas policiais. Atualmente, as câmeras monitoram os infratores que invadem as faixas dos ônibus, mas não multa.
Ao todo, são 12,5 quilômetros de faixa exclusiva.
De acordo com o secretário da Semob, Antenor Figueiredo, o retorno das multas vai ocorrer após as empresas de ônibus reclamarem que muitos motoristas não estão respeitando o espaço e acabam comprometendo a trafegabilidade. Ele explica que apesar de muitos motoristas terem consciência sobre a faixa e respeitá-la, durante a suspensão cerca de cinco mil autos educativos, que não tem valor financeiro e nem punitivo na carteira, foram aplicados. “Isso demonstra que ainda tem aqueles que não estão respeitando”.
Com exceção a legislação municipal, só é permitida a entrada, nas faixas exclusivas, quando os motoristas tiverem que realizar a conversão a sua direita para acessar estacionamentos, comércios, ruas ou avenidas, que façam parte do seu trajeto. “Nestes casos é permitido entrar na faixa exclusiva, porque o motorista precisa chegar ao seu destino. E não atrapalha o trânsito dos ônibus”, explicou Figueiredo.

0 comentários:

Postar um comentário