terça-feira, janeiro 16, 2018

TRE vai ampliar período de cadastramento biométrico


Devido às longas filas que tem se formado nos pontos de cadastramento biométrico em Cuibá, Várzea Grande e Sinop, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso decidiu que o prazo que terminaria dia 2 de fevereiro será prorrogado até 30 de março.
Esse entendimento ainda carece de ser referendado pelo Pleno do TRE. Como o órgão está em recesso até 20 de janeiro, a primeira sessão do ano acontecerá no próximo dia 24, quando o assunto será votado.
A medida também se apoia no fato de apenas 35,7% dos eleitores já terem foi o cadastramento em Cuiabá. Em Várzea Grande, quase a metade se cadastrou (46%). Sinop um pouco mais, com 64% dos eleitores do município cadastrados.
Quem não fizer a biometria terá o título de eleitor cassado e, por consequência, o CPF, o que complica a vida do cidadão. Sem títutlo, dificulta a matrícula em escolas, empréstimo bancário, a aquisição de convênios e até no caso de pleito de certos empregadores, que exigem título.
Só não ficam sem o CPF idosos com 70 anos ou mais. Esses, se não fizerem a biometria, só não vão poder votar, o que não é obrigatório nesta faixa etária, não sendo necessário nem justificar.
O prazo nacional para encerramento do cadastramento biométrico é 9 de maio. O TRE explica que desta data até outubro terá que atualizar o sistema eleitoral com os dados de todos os eleitores, porque, quando chegarem às urnas, precisam encontrar nome e documentos corretos.
Pontos de cadastramento em Cuiabá, VG e Sinop:
CUIABÁ - Casa da Democracia, anexo ao prédio do TRE (avenida Rubens de Mendonça – CPA). Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

- 2º Subsolo do Goiabeiras Shopping. Das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

- 2º piso do Shopping 3 Américas, em frente à academia Fórmula. Funciona das 10h às 19 horas, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

VÁRZEA GRANDE - Central de Atendimento ao Eleitor situada na Avenida Castelo Branco, nº 47, Centro. Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

- Central de Atendimento ao Eleitor situada na avenida Gonçalo Botelho de Campos, 2.367, bairro Cristo Rei. Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

SINOP - Central de Atendimento ao Eleitor situada na Rua das Grevíleas, nº 442, Setor Comercial Sul. Das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço, de segunda a sexta-feira.

- Central de Atendimento ao Eleitor situada na Rua das Figueiras, nº 980, Setor Comercial Norte. Das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço, de segunda a sexta-feira.

Veja documentos necessários para a biometria
- Documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei);
- Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra);
- Comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título).

0 comentários:

Postar um comentário